05 abril, 2016
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Empresários da FIRJAN priorizam melhoria na Via Dutra e na mobilidade urbana no Sul Fluminense

Uma das propostas é a construção da pista de descida da Serra das Araras, que será defendida pelo Sistema FIRJAN na quinta-feira (07/04), em audiência pública da ANTT, no Rio de Janeiro

Empresários do Sul Fluminense apontaram como uma das prioridades para a região a melhoria da mobilidade urbana entre as cidades da região como uma das prioridades para o Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. A construção da pista de descida da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), na Serra das Araras, foi outro tema eleito como fundamental para melhorar o ambiente de negócios fluminense.

O Mapa é um documento que está sendo construído por industriais da FIRJAN e servirá como bússola para impulsionar o crescimento sustentável da região e do estado num horizonte de 2016 a 2025.

A sugestão dos empresários é defender um transporte de massa de passageiros de Itatiaia a Vassouras, passando por Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí. “Um transporte coletivo que atenda ao deslocamento da mão de obra que se desloca entre essas cidades desafogaria também o trânsito na Via Dutra”, reforçou a Débora Caride, empresária da Metalúrgica Barra Mansa.

Reduzir os engarrafamentos na Via Dutra é uma das principais preocupações dos empresários. A construção da nova pista de descida da Serra das Araras será prioridade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em audiência pública para a renovação do contrato de concessão da rodovia, que acontece na próxima quinta-feira (07/04), no Rio de Janeiro. A obra será defendida pelo Sistema FIRJAN junto às propostas elaboradas pelos empresários em diversas reuniões realizadas em 2015 com a Secretaria Estatual de Transportes.

“Menos trânsito significa frete mais barato e mais rapidez no deslocamento de quem depende da Dutra. Isso melhora a competitividade das empresas e beneficia trabalhadores e moradores da região”, explica o empresário Edvaldo de Carvalho, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense.

“Apesar da crise aguda, precisamos de uma visão de longo prazo. É isso que o mapa oferece, proposta para o desenvolvimento econômico em um horizonte que vai até 2025”, resumiu Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN, que participou do debate com os empresários locais.

  As ações apontadas durante o encontro vão compor o Mapa do Desenvolvimento, que será lançado em maio, mês da indústria, com uma visão geral do estado. O documento ainda será complementado por 10 agendas – nove regionais e uma da capital –, em que as propostas serão ampliadas. O objetivo é que esses documentos sirvam como instrumento de debate nas eleições municipais durante o segundo semestre.

Os debates sobre o Mapa do Desenvolvimento já aconteceram no Rio, em Itaperuna, Campos, Petrópolis, Três Rios e Nova Friburgo. Em 13 de abril, será a vez de os empresários de Duque de Caxias discutirem os temas prioritários regionais que vão integrar o documento.

Sobre o Mapa do Desenvolvimento

O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 2006 para apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas do estado.

O documento tratou de temas como infraestrutura e logística, gestão pública, educação, que foram trabalhadas com as principais lideranças políticas do estado e do país. Das ações traçadas, 74% avançaram ou foram concluídas.

Entre as realizações do Mapa estão a implantação do Arco Metropolitano, a concessão de rodovias como a BR-101 Norte, a eliminação de gargalos logísticos em portos e aeroportos, a criação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a reestruturação do sistema de licenciamento ambiental, além do fortalecimento da indústria criativa.

As iniciativas tiveram influência de estudos e da atuação do Sistema FIRJAN.

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