Image
07 maio, 2019
Comentários

Encontro de gestantes em Porto Real marca ação do Projeto Pensando na Frente

Com canções, ritmos e silêncio a tarde de segunda-feira, 6, marcou o início de uma série de ações para gestantes do município com um encontro no Horto Municipal. Guiadas pelo Projeto Pensando na Frente (braço do Projeto Daqui Pra Frente) e com o tema: O Corpo que Embala, o objetivo foi além de estimular os bebês, desde a vida uterina, visando facilitar o desenvolvimento no conhecimento matemático e o raciocínio lógico, instruir mulheres durante a gestação sobre mudanças corporais e emocionais, alimentação e cuidados, para que elas se sintam menos inseguras durante esse período de suas vidas. Esse primeiro encontro, promovido pela parceria entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo (SMECT) e de Saúde (SMS), irá culminar no dia 19 de maio, data marcada para ocorrer o evento Domingo Ativo, no bairro Jardim das Acácias, quando além de o Centro de Atenção Psicossicial (CAPS) do bairro prestar atendimentos em saúde a essas gestantes e população em geral, promoverá ações como: vacinação de febre amarela; coleta de preventivo; orientações em saúde bucal, da Vigilância Sanitária (dengue), IST/AIDS; marcação de coleta de PSA e artesanato do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O evento treinou exercícios de respiração e audição pelas mães (através do instrumento médico, estetoscópio) dos fetos, enquanto a professora de música da rede, Simone Borges, entoava canções infantis acompanhada do auxílio de violão e da orientadora pedagógica do município, Herica Cambraia. “São quatro os objetivos da musicalidade na gestação: escuta, silêncio, ritmo e som. A partir da 22º semana de gestação o sistema auditivo do feto já está formado, possibilitando que todo conteúdo (interno ou externo) exerça influencia sobre eles”, afirma a orientadora.

Na oportunidade o prefeito Ailton Marques, destacou que a administração municipal vem trabalhando no sentido de fortalecer as ações de promoção à educação e à saúde para que a população do município tenha a cada dia, uma melhor qualidade de vida e ainda fortaleceu a relação da matemática com a música. “Quanto mais estímulo o bebê recebe dentro do útero, maior a facilidade em aprender e desenvolver o raciocínio lógico. Além de que a música refina o trato da mãe para com o bebê”, afirma.

Também presente à ocasião, o secretário da SMECT, Robson Paulino, frisa que na rede municipal as aulas de música e matemática visam auxiliar no desenvolvimento das sinopses neurais do cérebro e na formação da criança até os cinco anos de idade, fase na qual ingressa no Ensino Fundamental. “Já temos implementado nas creches do município o projeto, que surgiu como uma ação do Daqui Pra Frente: Bebê+música= inteligência matemática, e que aplicado nos anos de berçário e maternais I, II e III, tem o objetivo de estimular o raciocínio lógico dos alunos até os três anos de idade. Nossos cérebros funcionam de forma diferente com música para a matemática, e trabalhar isso com as gestantes, possibilita que elas transmitam para seus fetos. Esse é considerado um projeto transdisciplinar, pois trabalha diversas áreas e a estimulação matemática desde o útero materno”, diz.

A dona de casa, Adriele Oliveira dos Santos (23), grávida do segundo filho, contou que foi a primeira vez que participou de ações como essa. “Essa reunião foi um suporte que despertou um mix de sentimentos e no geral tive sensações desestressantes e motivadoras. Gostei bastante”, revelou a moradora do Jardim das Acácias.

Segundo o secretário da SMS, Luiz Fernando Curty Jardim, existem no município mais de 110 gestantes e oferecer ações tanto de educação quanto de saúde destinada a elas, é imprescindível para que seus filhos nasçam de forma mais segura e cresçam de maneira mais assistida.

O evento contou também com a presença do subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Philipe Paiva e equipes da SMECT e SMS.

Comentários