24 março, 2016
Comentários

Endocrinologistas avaliam novo tratamento de diabetes tipo 2

- A empagliflozina é o único medicamento oral para diabetes tipo 2 capaz de reduzir significativamente o risco de morte em estudo desenhado para mostrar segurança cardiovascular
- Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), a cada 6 segundos uma pessoa morre de diabetes no mundo¹. Esse elevado número se deve em mais de 50% dos casos a mortes cardiovasculares.

Um dos mais recentes avanços nessa área é a empagliflozina, um inibidor do SGLT2 que atua inibindo a ação do cotransportador de sódio e glicose que fica no rim, permitindo que a glicose seja excretada na urina e com isso haja redução do açúcar do sangue. Essa ação permite que, diariamente, haja a eliminação de em média de 78 gramas de glicose o que equivale a aproximadamente de seis colheres de sopa de açúcar².

Durante evento para médicos de Niterói, realizado esta semana, o Dr. Alexander Benchimol apresentou dados do estudo EMPA-REG OUTCOME, que revelou recentemente que, além de controlar o diabetes tipo 2, a empagliflozina reduz as mortes desses pacientes por doenças cardiovasculares e outras causas³. Os resultados estão sendo considerados um grande marco no tratamento do diabetes tipo 2.

Comentários