Entrevista Exclusiva com Antônio Francisco Neto - Prefeito de Volta Redonda
"Quais as perspectivas para 2015? Qual a prioridade para Volta Redonda este ano?
Nossas prioridades continuam sendo a saúde e a educação, mas, é claro, sem esquecer os investimentos em outros setores. Mas só este ano, por exemplo, já entregamos quatro unidades de saúde reformadas – nos bairros Rústico, São Lucas, Dom Bosco e Vila Mury – além de duas escolas: uma nova, o Centro Municipal de Educação Infantil Professor Mário de Jesus Palheta Nunes, no bairro Vale Verde, e uma totalmente reconstruída, a Escola Municipal Graciema Coura, no bairro Vila Rica em Três Poços.
Temos ainda projetos importantes, por exemplo, no saneamento básico, com a construção de Estações de Tratamento de Esgoto – a ETE Correios deve ser inaugurada em março como parte desse plano – e melhorias no abastecimento de água potável, com investimentos em tratamento e distribuição. Temos um projeto muito importante para a mobilidade urbana, em parceria com o Governo Federal, pensando no futuro da cidade. E ainda devemos inaugurar obras fundamentais, como a Rodovia do Contorno, em parceria com o Governo do Estado e a Biblioteca Municipal, entre várias outras.
Sabemos que a falta de água é um problema mundial e que merece atenção de toda a população, principalmente das autoridades. O senhor, como maior autoridade de Volta Redonda, tem algum planejamento preventivo para este problema na cidade? O que foi feito e o que será feito em relação à escassez da água?""
O Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) já colocou em andamento uma campanha de conscientização pela população e o resultado foi muito bom, alcançando até 40% de economia de água em alguns bairros, de acordo com as medições do Saae-VR. Além disso, está sendo feito um trabalho preventivo nas redes de distribuição do Saae-VR para evitar vazamentos. O Paulo Cezar de Souza (PC), diretor executivo do Saae-VR, é muito competente e está sabendo conduzir muito bem toda essa situação para que não tenhamos problemas nesse período tão difícil.
Sabemos que praticamente todas as prefeituras estão passando por uma reestruturação financeira e a verba com a qual se trabalha hoje está mais limitada. Como está sendo administrar a cidade com menos recursos que o previsto?
Nós cortamos as despesas em cerca de 30% junto com os cortes do Governo Federal e do Governo do Estado. É difícil administrar uma cidade complexa como Volta Redonda – com a série de projetos e serviços que oferecemos, e com a estrutura que temos – com um corte deste tamanho. É um grande desafio, mas temos uma equipe muito competente e que tem conseguido vencer este obstáculo. Esperamos que a situação melhore, mas sabemos que 2015 será um ano muito difícil.
Estamos em um ano pré-eleitoral e já começam as especulações dos possíveis nomes que poderão substituí-lo. Já existem algum ou alguns nomes que lhe agradem. Já houve alguma conversa sobre este assunto?
Por enquanto ainda é cedo para falar deste assunto.
"
Comentários