Equipe do SAMU de Porto Real participa de parto na viatura
Para muitos, presenciar o nascimento de um bebê é uma experiência emocional e inspiradora, que simboliza o milagre da vida. Esse milagre foi presenciado pela equipe do SAMU da cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, na noite do dia 21 de julho.
O que inicialmente se tratava de uma simples transferência de local, acabou se transformando na realização de um parto de emergência dentro da ambulância do SAMU, que precisou parar imediatamente na Rodovia Presidente Dutra, enquanto seguia caminho para Apmir, maternidade referência em UTI Neonatal, localizada em Resende/RJ.
A paciente, Ana Vitória, de 24 anos, estava em sua 36ª semana de gestação, com cerca de quatro centímetros de dilatação e foi surpreendida com fortes contrações durante seu transporte, que precisou ser imediatamente interrompido para garantir seu atendimento imediato e seguro.
O parto do bebê de Ana Vitória foi realizado com o suporte da Dra. Rejane Aparecida dos Santos Silva e do Técnico em Enfermagem, Fábio Peixoto de Araújo Oliveira, ambos plantonistas naquela noite.
A Dra. Rejane compartilhou suas emoções, enfatizando a gratidão por ter sido parte de trazer uma nova vida ao mundo: "Foi verdadeiramente gratificante contribuir para esse momento tão especial. A oportunidade de fazer o melhor pelo próximo é uma realização pessoal indescritível."
Para Fábio Peixoto, essa experiência marcou sua carreira no SAMU. Ele relembrou: "Em oito meses de trabalho no SAMU, esse foi o primeiro parto que testemunhei em uma ambulância. No momento em que fui acionado para transferir a gestante até a maternidade em Resende, a calma e segurança da mãe eram notáveis. Apesar de um pequeno contratempo, deu tudo certo para a mãe e o bebê que se encontram bem e saudáveis."
Histórias como essa ressaltam a importância fundamental do SAMU e celebram a capacidade humana de enfrentar desafios imprevistos com coragem e profissionalismo.
Comentários