20 abril, 2017
Comentários

Estado do Rio pode ter pólos de diagnóstico precoce de câncer

O estado do Rio de Janeiro pode ganhar pólos para diagnóstico precoce de câncer. Essa é a ideia da deputada Ana Paula Rechuan (PMDB), presidente da Frente Parlamentar para o Enfrentamento ao Câncer da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que fará um projeto de lei em parceria com parlamentares que também compõem o grupo. A proposta foi apresentada na quarta-feira, dia 19, durante o lançamento da Frente, na Alerj. A ideia é usar as estruturas já existentes das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) espalhadas pelo estado.

- A proposta é que essas estruturas não sirvam só para receber o paciente que já tem diagnóstico de câncer, mas também aquele com suspeita de câncer, e ali ele possa fazer todos os exames de forma rápida. Queremos direcionar o atendimento para os dez tipos mais comuns da doença. O paciente que chegar com suspeita, já vai fazer o exame, a biópsia e o risco patológico - explicou a deputada estadual Ana Paula Rechuan.

Atualmente o diagnóstico do câncer é um dos principais gargalos para o tratamento da doença. O paciente que dá entrada no sistema de saúde muitas vezes espera cerca de um ano para começar o tratamento, o que contraria a Lei Federal Nº 12.732/12, que estipula o prazo máximo de 60 dias a partir do diagnóstico em laudo patológico para o início do tratamento.

Em 2016 só no estado do Rio foram registrados 69 mil novos casos de câncer e a expectativa é que esse número cresça ano a ano. Para agilizar o tratamento, o subsecretário de Atenção à Saúde da Secretaria Estado de Saúde (SES), Charbel Khouri Duarte, explicou que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde vão fazer uma destinação do fluxo determinando quais hospitais vão atender cada tipo de câncer. A expectativa também é desafogar a demanda do Inca. “O nosso principal desafio é integrar a nossa rede de atendimento”, disse Charbel.

Outro ponto que receberá atenção da Frente Parlamentar é o Plano de Atenção Oncológica elaborado pela Fundação do Câncer com 48 metas para avançar no tratamento à doença, que serão avaliadas e atualizadas. Além disso, no mês que vem o estado ganhará mais um centro de diagnóstico e tratamento da doença: o Hospital da Fundação do Câncer, na capital do estado.

- Teremos 80 leitos para atender procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia, centro de diagnóstico com endoscopia, radiologia, tomografia, ressonância magnética e aparelhos de ponta. O hospital vai atender tanto pacientes da saúde suplementar como do Sistema Único de Saúde (SUS) - pontuou o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni.

Também estiveram presentes no lançamento da Frente Parlamentar Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald; Roberta Costa Marques, diretora executiva do Instituto Desiderata; representantes do GAPC da região Sul Fluminense; grupos de apoio e combate ao câncer e 18 deputados estaduais.

Comentários