05 junho, 2017
Comentários

Estudante de Engenharia do UBM participa de Intercâmbio Social na Argentina

Jovem realizou a viagem através de uma parceria com a AIESEC

Realizar um intercâmbio é o sonho de muitos jovens. E conseguir alcançar esse objetivo enquanto cursa uma graduação é uma experiência única e enriquecedora. Esse é o caso da Gabriela Fontoura, aluna do 9º período do curso Engenharia de Produção do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa, que realizou entre os meses de janeiro e fevereiro desse ano, um intercâmbio na Argentina.
O intercâmbio social vivenciado por Gabriela foi possível através de uma parceira da instituição de ensino com a plataforma internacional AIESEC, que proporciona experiências em mais de 120 países, promovendo intercâmbios voluntários e profissionais realizados em parceria com ONGs e instituições de negócios ao redor do mundo. A plataforma é voltada para jovens que desejam desenvolver seus potenciais de liderança de forma a terem um impacto positivo na sociedade.
A estudante de Engenharia trabalhou durante o período da viagem na Fundación Todavía es Tiempo, na cidade Paso Del Rey, Província de Buenos Aires. A ONG, fundada e administrada pelo padre da cidade e sua família, tem como objetivo auxiliar crianças e adolescentes de 2 a 19 anos, dando aulas de reforço escolar durante o ano e incentivando os jovens a procurar especialização e emprego. “O tempo em que estive lá estava acontecendo a colônia de férias e nós realizávamos atividades com eles abordando temas específicos, como respeito ao próximo, valorização dos amigos e da família e incentivo de atividades simples, como escovar os dentes”, afirma Gabriela que ficou responsável pelas crianças de 5 a 8 anos.
Receosa pela experiência inédita, Gabriela conta que se surpreendeu com o resultado obtido no intercâmbio. “Cheguei lá sem saber como era o lugar, onde ia ficar e foi totalmente fora da minha realidade, saí da minha zona de conforto. Aprendi muito com todos e tirei lições que carregarei para a minha vida”. E acrescenta: “Fui de um extremo a outro, pulei de felicidade e me debulhei em lágrimas, houve vezes em que eu não consegui conter a alegria e outras em que eu tive que segurar o choro”.
Participaram do mesmo intercâmbio que Gabriela mais dois brasileiros, dois colombianos e uma chilena. Juntos, eles receberam alimentação e dividiram hospedagem, oferecidas pela ONG durante o tempo em que passaram ali. Ao final do projeto, quem pôde, realizou uma doação como forma de colaboração à ONG.

Comentários