Image
20 outubro, 2016
Comentários

Estudantes da região fazem manifestação contra a PEC 241 em Volta Redonda

Aconteceu na tarde de ontem, dia 19, uma manifestação que se deu início em frente ao Palácio 17 de Julho, no Aterrado e seguiu até a Vila Santa Cecília. Um grupo de estudantes do IFRJ e UFF de Volta Redonda, Resende, Pinheiral, Nilópolis e até Cabo Frio se manifestaram contra a PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos.
Com as contas no vermelho, esta medida é considerada umas das maiores mudanças fiscais em décadas, uma saída para sinalizar a contenção do rombo nas contas públicas e tentar superar a crise econômica. O mecanismo enfrenta severas críticas da nova oposição, liderada pelo PT, pelo PSOL e pelo PCdoB, mas também vindas de parte dos especialistas, que veem na fórmula um freio no investimento em saúde e educação previstas na Constituição.
O professor da UFRJ campus Resende, Rafael Brasil, presente na manifestação, explicou o motivo de sua presença. “Estamos aqui lutando contra a PEC 241, contra o MP do ensino médio e contra o projeto de escola sem partido”, revelou. Já o aluno do IFRJ campus Volta Redonda, Orion Alves, revelou que a paralisação vai acontecer até a próxima terça-feira, dia 25. “Hoje aconteceu uma reunião com servidores, professores e alunos e decidimos manter a paralisação até terça. Estamos manifestando porque essa PEC vai prejudicar muito os alunos”.


PEC 241 divide opiniões de prefeitáveis em Volta Redonda
Os candidatos a prefeito de Volta Redonda estão sendo questionados frequentemente sobre o assunto. Segundo o estudante da IFRJ campus Volta Redonda, Lucas Neves, o voto dos estudantes na manifestação devem ser de acordo com o que os candidatos pensam sobre a PEC 241. “Se estamos aqui protestando contra a PEC, temos que votar no candidato que também é contra. Também não podemos aceitar candidatos que ficam em cima do muro, tem que se posicionar. Se os dois candidatos forem a favor, votarei em branco. Se os dois candidatos forem contra, analisarei outras propostas para decidir meu voto. Agora se um for contra e outro a favor, votarei no que for contra.”, revelou, acrescentando os motivos pelos quais é contra a PEC 241. “Essa PEC congela os gastos da educação, da saúde e da assistência social. Com esse congelamento, teremos menos investimentos nos próximos 20 anos e com isso teremos uma saúde ainda mais sucateada. Quem vai sofrer com isso somos nós, que dependemos do SUS”.
A revista Por Aqui entrou em contato com as assessorias dos candidatos a prefeito de Volta Redonda, Paulo Baltazar (PRB) e Samuca Silva (PV), para saber de suas opiniões. Baltazar revelou que é contra a PEC 241. “Sou contra a PEC, pois essa emenda desmonta o bem estar social. O governo não pode tirar dos menos favorecidos que usam a saúde e a educação pública. Quem tem que pagar as contas não são os mais pobres e sim os que são mais favorecidos”. Já o candidato Samuca não negou e nem afirmou, mas falou que é a favor de parcerias. “Acredito que o Estado está a jogar sua ineficiência sobre os municípios. O Governo Federal gasta mal, nós sabemos disso, e ele está jogando essa responsabilidade para as cidades. Acho isso uma fatalidade com a população brasileira. Quem está pagando a conta é a sociedade. Deveriam cortar os gastos deles com aviões, helicóptero, cargos comissionados, porém isso eles não cortam. Mas os municípios têm que ficar com seus gastos congelados e isso não quer dizer que não seja a favor de parcerias”.


Comentários