28 março, 2016
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Estudo revela como a interação é fundamental no ensino de língua estrangeira

Com a virada sociocultural nos estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem e nas investigações sobre aquisição de línguas, o entendimento de como ocorre a interação e o processo de mediação na construção do conhecimento torna-se essencial. É o que mostram os organizadores José Carlos Paes de Almeida Filho e Rita de Cássia Barbirato em Interação e aquisição na aula de língua estrangeira, lançamento da EdUFSCar com coedição com a Pontes Editores.

Composta por sete capítulos que reúnem, como autores convidados, um grupo seleto de pesquisadores, a obra evidencia de que maneira se dá a construção de competências nas aulas de idiomas, com enfoque especial nas interações, pois, segundo estudos do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, o homem é um ser sociocultural que se constrói na relação com o outro, o que inclui o processo de desenvolvimento intelectual tanto da identificação dos mecanismos cerebrais quanto do contexto social.

Os artigos adotam como ponto central a interação implicitadora, exploram as principais teorias desenvolvidas por estudiosos internacionalmente reconhecidos, apresentam como ela se diferencia de outras, com base em seu potencial, e chamam a atenção para a robustez das relações na sala de aula de língua estrangeira.

Ao utilizarem dados oriundos de ações construídas em aula de Português e Língua Estrangeira, os autores contribuem com análises e resultados relevantes. Dissertam como a interação produzida por meio da realização de tarefas pode desencadear no desenvolvimento dos componentes da competência comunicativa, analisam de que forma seu conceito se reflete nas atividades propostas nos materiais didáticos e discutem os traços constitutivos dos tipos de interações criadas no ambiente virtual.

Interação e aquisição vem para preencher uma lacuna editorial nessa área de estudos, concebendo a relação como um processo de negociação de significados.

Sobre os organizadores – José Carlos Paes de Almeida Filho é PhD em Linguística Aplicada pela Universidade de Georgetown, Washington, D.C. e atua desde 2005 como pesquisador e professor formador nos cursos de Letras da UnB e da pós-graduação em Linguística Aplicada no Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Atualmente desenvolve o Projeto História e Políticas de Ensino de Línguas e a Formação de Professores com foco na interpretação da história e políticas do ensino de línguas para a formação de aprendizes e professores de línguas no país.

Rita de Cássia Barbirato é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Atua no curso de graduação em Letras, no Programa de Pós-graduação em Linguística e na extensão. É mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp e graduada em Letras pela Unesp de Araraquara.

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