07 abril, 2017
Comentários

Evento pelo Dia da Saúde acontece segunda-feira em Quatis

     Um levantamento da Organização Mundial da Saúde mostra que, entre os anos de 2005 e 2015, o número de pacientes diagnosticados no mundo inteiro com depressão cresceu 18 por cento. Já no Brasil, pelo menos 11,5 milhões de pessoas tem o problema, o que coloca o país no primeiro lugar entre as nações da América Latina com casos da doença. Para orientar a população no que diz respeito à prevenção e ao tratamento da depressão, a Prefeitura de Quatis realiza nesta segunda-feira, dia 10, várias atividades na Praça Teixeira Brandão, de 8 às 11 horas. O evento faz parte da programação do Dia Mundial da Saúde (07 de abril).

        Segundo a secretária interina de Saúde do Município, Cleonice Ramos, o evento desta segunda-feira vai ter distribuição de materiais informativos, orientações de profissionais do Programa de Saúde Mental da Prefeitura de Quatis, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e procedimentos de saúde bucal, além de atividades físicas coordenadas por professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Haverá ainda informações sobre a campanha de vacinação contra a febre amarela no Município:
        - A Organização Mundial da Saúde escolheu a depressão para ser o tema deste ano no Dia Mundial da Saúde, e a Prefeitura de Quatis vai desenvolver uma série de atividades educativas na segunda-feira visando conscientizar os moradores sobre como prevenir a tratar a doença. Os estudos da própria OMS mostram que menos da metade da população mundial recebe a ajuda necessária, daí a importância de ampliar as informações sobre os caminhos para conseguir ajuda – disse Cleonice.
        Além do acompanhamento com médicos especialistas, assistência psicológica, alimentação equilibrada e uso de medicamentos (dependendo do estágio da doença), entre outros procedimentos, a prática de exercícios físicos também é considerada importante visando a prevenção e o combate da depressão. No evento da segunda-feira, os moradores atendidos pelo “Programa Ativa Idade” e “Programa Vida Melhor” vão estar se exercitando na Praça Teixeira Brandão. Mesmo não sendo cadastrado em nenhum destes programas, os moradores também poderão participar das atividades.
        Normalmente, as atividades físicas do “Programa Ativa Idade” acontecem no ginásio municipal de Quatis e no bairro Mirandópolis, através dos projetos caminhada orientada e ginástica localizada. Já os exercícios do “Programa Melhor Idade” acontece no Núcleo de Dança de Quatis, que fica no Centro, ao lado da Escola Municipal Julieta Sampaio. Os dois programas atendem 281 moradores da cidade, entre jovens, adultos (Vida Melhor) e idosos (Ativa Idade).
        Outros dados da Organização Mundial da Saúde sobre a depressão mostram o quanto é grave o cenário atual da doença no mundo. Segundo a instituição, ela representa uma das causas principais de suicídio das pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos. Dados da OMS indicam ainda que 800 mil pessoas se suicidam anualmente no mundo devido à doença, que afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, além de reduzir a capacidade de realização das tarefas do dia a dia, principalmente as atribuições no trabalho.

Comentários