25 janeiro, 2018
Comentários

Exame descarta febre amarela como causa da morte em jovem de Barra Mansa

Análises feitas por laboratórios no Rio de Janeiro deram negativo para febre amarela, dengue, zika, chicunkunya e hantavírus; jovem morreu no dia 17 de janeiro na Santa Casa de Misericórdia

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa recebeu na tarde de quarta-feira, dia 24, o exame que analisou a causa da morte do jovem Salomão da Silva Chagas, de 19 anos, falecido na Santa Casa de Misericórdia no dia 17 de janeiro. O resultado da análise feita pelo laboratório da FioCruz, no Rio de Janeiro, deu negativo para febre amarela. Dengue, zika, chicunkunya e hantavírus foram analisadas pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ) e também foi descartada a suspeita dessas doenças.

O jovem deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde foi imediatamente atendido e posteriormente transferido para a Santa Casa, aonde veio a falecer na madrugada do dia 17. O Hospital encaminhou o corpo da vítima para o IML (Instituto Médico Legal), que, através de laudo apontou óbito provocado por edema pulmonar e infecção respiratória.

Apesar de não apresentar sintomas de febre amarela, a investigação foi feita devido ao surgimento de casos da doença em cidades limítrofes com Barra Mansa, como Valença. Foram feitos também exames para detectar dengue, zika, chicunkunya e hantavírus e todos deram negativos.

Na manhã desta quinta-feira, a equipe de Vigilância em Saúde entregou pessoalmente o resultado para a família do jovem. De acordo a Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Lúcia Devezas, com o resultado negativo para febre amarela, Barra Mansa continua sem nenhum caso suspeito ou confirmado da doença. “É importante que as pessoas que ainda não se vacinaram, procurem o posto de saúde mais próximo para se protegerem, principalmente moradores de áreas rurais e de regiões com matas e florestas”, afirma.

MAIS DE 120 MIL VACINADOS – O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable tem reforçado a importância da vacinação dos moradores contra a febre amarela e buscado ampliar a vacina para todas as áreas do município. Segundo o secretário de Saúde Sérgio Gomes mais de 121 mil pessoas foram imunizadas. Somente em 2018, já foram vacinados 86 mil. A meta é imunizar 155 mil pessoas de nove meses de idade até 59 anos. Ainda faltam aproximadamente 34 mil.

A vacinação continua durante a semana em todas as unidades de saúde das 8 às 17h. No próximo sábado, dia 27, o município participa da campanha estadual do Dia D de vacinação contra a febre amarela. Todas as unidades funcionarão das 8 às 17h.

Comentários