13 janeiro, 2017
Comentários

Exposição resgata importância histórica do Hino a Resende

 Mostra, composta por fotos e textos, pode ser visitada a partir desta sexta, dia 13

      Resgatar a importância histórica e divulgar, especialmente para os mais jovens, a letra e a música do Hino a Resende é o objetivo principal da mostra “Viva o Hino”, que o Arquivo Histórico Municipal abriu nesta sexta-feira, dia 13, às 12 horas, na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A exposição, composta por textos e fotos, poderá ser visitada até o próximo dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
      De acordo com o diretor do Arquivo Histórico, Claudionor Rosa, além de ajudar a divulgar um dos maiores símbolos do município, a exposição traz curiosidades para o visitante, como informações sobre Sávio Silveira, diretor da gravadora Continental, onde o hino foi gravado pela primeira vez; e sobre o jornalista Arízio Maciel, que foi um dos principais divulgadores do hino, tocando-o diariamente na abertura e encerramento de seu programa de rádio.
      A ideia de mostrar ao público um pouco da vida desses personagens foi a forma encontrada por Claudionor para homenageá-los.
      - Eles fizeram um importante trabalho de divulgação do nosso hino na década de 1950. Agora queremos não só dar continuidade a este trabalho, como reverenciá-los -, disse.

Poeta Resendense – O Hino a Resende, que exalta as belezas naturais do município e a qualidades seu povo, foi composto em 1901, pelo poeta resendense Luiz Pistarini (letra) e pelo maestro Lucas Ferraz (música). Sua primeira gravação, em 1950, foi feita pelo cantor Jorge Goulart, acompanhado pela Orquestra Tabajara.

Comentários