26 abril, 2018
Comentários

Fanfarra Municipal de Quatis reunirá 120 estudantes do Ciep

  Anunciada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) no começo deste ano como uma das prioridades da administração municipal para os segmentos da cultura e da educação neste ano de 2018, a fanfarra formada por estudantes do Município reunirá, inicialmente, 120 alunos do CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário), incluindo os estudantes residentes nas comunidades rurais, mas matriculados nesta instituição de ensino. Além disso, haverá polos da fanfarra na zona rural visando atender os alunos das escolas municipais Carlos Campos de Faria (Falcão), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Benta Pereira (Joaquim Leite) e Irmã Elizabeth Alves (comunidade quilombola de Santana).
  As informações foram concedidas pelo próprio prefeito, na manhã desta quinta-feira, 26, durante uma reunião em seu gabinete com o instrutor musical Jesus José da Costa, que será o maestro da fanfarra de Quatis. Segundo Bruno de Souza, já a partir da próxima terça-feira, dia 02 de maio, o maestro estará no CIEP com o objetivo de apresentar o projeto aos alunos e realizar as inscrições dos estudantes interessados. Os instrumentos da fanfarra acabam de ser comprados pela prefeitura, que investiu quase R$ 17 mil na aquisição de 138 itens musicais.
O novo planejamento da Prefeitura de Quatis prevê o início dos ensaios no CIEP na segunda quinzena de abril. A princípio, serão promovidos dois ensaios por semana, com duração de 50 minutos cada treinamento. A fanfarra está sendo implantada através do trabalho conjunto de duas secretarias municipais (Educação e Cultura/Turismo).
  - A nossa proposta é retomar a fanfarra enquanto um instrumento de importância muito grande na formação cultural dos estudantes da rede municipal, que contribui também na formação cidadã dos alunos, além de representar uma iniciativa fundamental de inclusão social e prevenção contra as drogas. Precisamos ampliar cada vez mais as alternativas de ações do bem a favor dos nossos jovens, adolescentes e crianças. É isso que estamos procurando fazer – disse o prefeito Bruno de Souza.
  Bruno adianta que a primeira apresentação oficial da fanfarra poderá ocorrer durante as comemorações pelo aniversário de Quatis, as quais transcorrem no mês de novembro, “mas existe a possibilidade de a corporação se apresentar antes, na festa da padroeira da cidade (Nossa Senhora do Rosário), em outubro”. Isso porque, segundo o maestro Jesus José da Costa, com pelo menos três meses de ensaio, os integrantes da fanfarra já estarão em condições de se apresentar para o público.
  Sobre a formação de polos da fanfarra nas escolas da zona rural, o prefeito destacou a iniciativa como “mais uma demonstração do compromisso da administração municipal em trabalhar por moradores de todas as regiões, da zona urbana e da zona rural”. O prefeito explicou que, no caso dos polos, os ensaios vão ser realizados nas próprias escolas e, de acordo com uma proposta do próprio maestro, “uma vez por mês deverá ocorrer um ensaio geral, dos quatro polos, numa determinada unidade de ensino rural”.
  - O ensaio geral, numa só escola, porém reunindo todos os polos, teria também o objetivo de promover a integração dos alunos das escolas rurais. A nossa proposta é que os alunos de todos os polos realizem apresentações especiais em eventos culturais, sociais e recreativos do nosso Município – concluiu o prefeito, lembrando que, no segundo semestre do ano passado, a prefeitura criou o projeto “Música Para Todos”, que atualmente oferece aulas de violão, pífaro e violino para dezenas de alunos no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Jardim Independência.

Comentários