15 março, 2018
Comentários

Firjan critica aumento das tarifas de energia

A indústria do estado do Rio não tem mais como absorver elevados aumentos da tarifa de energia elétrica, como os anunciados nesta terça-feira (13/03) pela ANEEL. O preço da energia elétrica no Rio de Janeiro já é o mais alto do país, sendo 27% superior à média brasileira. Grande parte disso se deve à alíquota de ICMS praticada no estado: 32%, contra 18% em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo.



Como se não bastasse, nos últimos 5 anos, o custo médio da energia para a indústria fluminense aumentou 88% frente a 60% nos demais estados do Sudeste. Ou seja, ano após ano o estado do Rio vem perdendo ainda mais competitividade em comparação aos seus principais concorrentes. Na prática, significa um desestimulo à produção, aos empregos e aos investimentos, justamente quando o setor procura sair da maior recessão da história.



O custo e a qualidade da energia elétrica são fatores essenciais à indústria. Por isso, a Firjan reforça a importância do novo marco regulatório do setor elétrico, ainda em discussão por parte do governo federal. Os pilares desta reforma do setor devem ser a qualidade na prestação dos serviços e a busca por preços compatíveis com os praticados no mercado internacional.

Comentários