14 outubro, 2016
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Firjan leva cervejarias do Sul e Centro-Sul Fluminense para o Mondial de la Bière

Cervejaria Penedon, de Penedo, Condessa, de Três Rios e Zuhause, de Miguel Pereira vão apresentar potencial produtivo da indústria ao lado de outros rótulos do interior do Rio de Janeiro


Com oito marcas de cervejarias fluminenses, o Sistema FIRJAN espera surpreender o público da quarta edição do Mondial de la Bière, que começou quarta-feira, 12 de outubro, e segue até domingo, 16, no Píer Mauá, Zona Portuária do Rio. A ideia da Federação é apresentar o potencial da indústria de todas as regiões do estado, mesclando rótulos já conhecidos dos apreciadores de cerveja como a Penedon, de Penedo e a Cidade Imperial, de Petrópolis com estreantes no mercado: Cervejaria Condessa, de Três Rios e Cervejaria Zuhause, de Miguel Pereira. Outras marcas do interior do estado, como a Ludmila, de Quissamã; Barão Beer e Ranas Beer, de Nova Friburgo e; Cervejaria Besten, de Itaperuna também estarão presentes.

Durante os cinco dias de evento, haverá sessões de degustação dos rótulos que estarão no estande A21 do Sistema FIRJAN, localizado no Armazém A2. Ali, o público também terá acesso ao SENAI Tijuca, que apresentará seus cursos e serviços tecnológicos para empresas e empreendedores que atuam no setor de alimentos e bebidas. Assim como em todo o país, a expansão do mercado de cerveja artesanal cresce exponencialmente também no estado do Rio. Em 2012 eram 13 e ao final do ano passado esse número pulou para 31 cervejarias registradas.

“Se considerarmos neste universo ainda as cervejarias que estão em fase de registro e as empresas ditas ciganas (que produzem a bebida em unidades industrial de outras cervejarias já registradas) este número é superior a 60 marcas em todo o estado do Rio de Janeiro”, acrescenta Antonio Tavares da Silva, gerente setorial de Alimentos e Bebidas do Sistema FIRJAN. Segundo dados do Ministério da Agricultura, até o meio do ano, o total de cervejarias registradas no país era de 394, sendo o número de cervejarias artesanais superior a 300.

Unidade SENAI Tijuca

Aproveitando o ‘boom’ e o sucesso do Mondial de la Bière, o SENAI Tijuca participa pela primeira vez do evento apresentando um novo portfólio de cursos de aperfeiçoamento profissional para o segmento. Além de oito novos cursos, onde se destacam os de Tecnologia Cervejeira Básica e de Análise Sensorial de Cerveja, a unidade também apresentará todas as atividades ligadas ao setor de Alimentos e Bebidas, como os serviços de análise laboratorial do Instituto de Bioprocessos e os de consultoria tecnológica.

Entre as análises de metrologia promovidas pelo SENAI Tijuca estão: análise de qualidade de cevada/malte, análises de cerveja, análise de cachaça e destilados, análises de bebidas não alcóolicas e análises microbiológicas, entre outras. Já o empresário e empreendedor também contratar serviços de consultoria como implantação, diagnóstico e auditoria de sistema de gestão da segurança de alimentos, desenvolvimento de novos produtos e estudo de vida útil de produto.
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