25 novembro, 2016
Comentários

Firjan pede a governador que vete projeto que impede a concessão de incentivos fiscais

Federação alerta para risco de esvaziamento econômico e fará seminário em 5/12

O Sistema FIRJAN enviou ofício ao governador Luiz Fernando Pezão pedindo o veto ao Projeto de Lei 1.431/2016. O PL impede, por dois anos, a concessão e renovação de incentivos fiscais pelo governo do estado.

A FIRJAN ressalta que o PL é inconstitucional e gera um clima de grave insegurança jurídica, tendo como consequência “um desestímulo não só nos investimentos já previstos, de mais de R$ 42 bilhões, como também na vinda de novos empreendimentos”. Destaca ainda que a política de incentivos já atraiu centenas de indústrias para o estado, gerou quase cem mil empregos e mais que dobrou a arrecadação de ICMS, conquistas que ficam em risco com a mudança de regras e a quebra de confiança.

A Federação também alerta que a restrição a incentivos, aumentando a carga tributária sobre a indústria fluminense, reduz a competitividade frente a outros estados e, consequentemente, o volume de vendas e faturamento. “A arrecadação de ICMS tende a diminuir”, destaca o ofício.

Para a FIRJAN, a restrição imposta pelo PL 1.431/2016 pode levar à fuga de empresas e setores inteiros para outros estados. Diante disto, a Federação, em parceria com a Comissão de Assuntos Tributários da OAB-RJ, vai realizar dia 5/12 um seminário para debater propostas contra o esvaziamento econômico do estado do Rio.

“As informações existentes nesta mensagem e nos arquivos anexos são para uso restrito e confidencial, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você a tiver recebido por engano, por favor, notifique imediatamente ao remetente e remova a mensagem e qualquer anexo de seu sistema. O Sistema FIRJAN não se responsabiliza por qualquer omissão ou falhas contidas nesta mensagem, que possam surgir na transmissão da mesma ou por prejuízos provenientes de quaisquer alterações de seu conteúdo. Esta mensagem é de responsabilidade de seu autor e seu conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da empresa”.

Comentários