05 junho, 2019
Comentários

FLIR 2019 apresenta diversidade cultural na área de exposições de Resende

A 5ª Edição da Flir (Feira do Livro de Resende) 2019 apresentará grande diversidade cultural entre os dias 6 e 9 de junho, das 9h às 21h, na Área de Exposições do município. O evento é promovido pela Look Mídia Eventos Especiais, em parceria com a Prefeitura de Resende. Além do espaço cedido, o governo municipal dará suporte na estrutura do evento e levará conteúdo nas áreas da educação e da cultura para estandes. Aproximadamente 2.380 alunos da rede pública municipal de ensino deverão visitar a Flir, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. A entrada é gratuita.



Serão 48 horas de literatura, cultura e educação. O cronograma inclui contações de histórias, livrarias, editoras, espetáculos, espaço educacional, sessões de autógrafos, palestras, oficinas, caravana da ciência, debates, intervenções literárias, danças, escritores e shows musicais. Os convidados especiais desta edição são: o escritor indígena Daniel Munduruku, no dia 6, quinta-feira; o músico, compositor e contador de histórias Cristiano Gouveia, no dia 7, sexta-feira; a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz e a escritora espanhola Patrícia de Arias, no dia 8, sábado; e o autor de livros de fantasia, Felipe Castilho, no dia 9, domingo.



A feira de 2019 tem como patrona a jornalista, poetisa, professora e líder feminista, Narcisa Amália de Campos, nascida em São João da Barra, no Rio de Janeiro, em 1852. Narcisa, primeira mulher a se profissionalizar como jornalista no País, morreu aos 72 anos no Rio, deixando um legado valioso para a literatura brasileira. O presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), Thiago Zaidan, conta com orgulho sobre a trajetória da poetisa que morou em Resende, lembrando que a Flir abrigará uma das suas famosas obras: o livro intitulado “Nebulosas” – que ganhou o nome devido à neblina comum na região montanhosa.



— Aos 11 anos de idade, Narcisa veio morar em Resende, com sua família. Casou-se aos 14 anos. Aos 28 anos, casou-se pela segunda vez no município fluminense. A obra ‘Nebulosas’ reúne poemas de exaltação à natureza e à pátria e lembranças da infância da escritora. O livro original de 1872, que faz parte do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Resende, será exposto na feira. Narcisa ainda foi responsável por vários artigos em defesa da Abolição da Escravatura, das mulheres e dos oprimidos em geral. Parte de seus artigos foi publicada no jornal local ‘Astro Rezendense’ e, posteriormente, na coletânea ‘Nebulosas’. Entre 1871 e 1872, a jornalista publicou a tradução do folhetim francês ‘O drama do Versúvio’ no ‘Astro Rezendense’. Narcisa chegou a receber elogios do renomado escritor Machado de Assis e foi apresentada para a princesa Isabel, que queria conhecer a poetisa da cidade. Ela ainda escreveu para vários jornais do Rio e de São Paulo – contou.



DESTAQUES



A quinta edição da Flir marcará o início do projeto “Sinta esta ideia”, que será desenvolvido pela equipe da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio, todos os dias do evento. O projeto de inclusão social para deficientes visuais visa promover o incentivo à leitura em todos os formatos e tipos de público e divulgar a biblioteca e a sala de livros em sistema Braille, além de valorizar a questão da acessibilidade. Haverá exposição em homenagem a personalidades como Louis Braille e Dorina de Gouvêa Nowill, que lutaram pela inclusão social dos deficientes visuais. O estande contará ainda com informações sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, além de atividades sensoriais táteis que estimulem as pessoas, inclusive as que enxergam, e as façam refletir sobre o assunto. Na feira, também serão utilizados óculos que simulam problemas de visão e celas Braille.



No último dia do evento, 9 de junho, às 10h, terá a apresentação de cerca de 40 alunos dos cursos de teatro e música da Escola das Artes da Casa da Cultura.



Outro atrativo é o mega estande da Secretaria Municipal de Educação, montado no pavilhão Espaço da Educação, nº 58, que ficará aberto ao público todos os dias da feira, com atividades interativas. A tenda abordará a temática relacionada à valorização da educação pública, além da homenagem às escritoras que tenham representatividade na diversidade cultural brasileira e mundial. A Secretaria de Educação ainda levará aproximadamente 2.380 alunos das unidades de ensino da zona urbana e do campo, para conhecer a Flir.



A programação completa pode ser conferida no site www.feiradolivroderesende.com e nas redes sociais Facebook e Instagram (@feiradolivroderesende). A Flir 2019 ainda é uma realização do Ministério da Cidadania do governo federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura, com o apoio da Selles (Manutenção e Instalação de Rede Elétrica Ltda.) e da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) Sesi, entre outras parcerias.

Comentários