Image
09 julho, 2019
Comentários

Frio em BM: Assistência abriga e protege população em situação de rua

Abrigo temporário será implementado no município visando pernoite desses cidadãos

Com a queda brusca da temperatura e os termômetros atingindo a marca dos 7 graus, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa está providenciando, de forma urgente, um abrigo temporário para atender a população em situação de rua. Na segunda e terça-feira (8 e 9 de julho) a secretária da Pasta, Ruth Coutinho se reuniu com representantes de diversas entidades, como o Grupo Acolher, Lar de Jesus e a Guarda Municipal, para decidir em conjunto as ações que devem ser implementadas a fim de proteger essas pessoas do frio intenso dos últimos dias.



Durante o encontro, Ruthinha lembrou que a população em situação de rua é um problema que envolve toda a sociedade. “Não podemos fechar os olhos para as dificuldades existentes e para isso, necessitamos do auxílio de todos a fim de oferecer apoio aqueles que se encontram em condição de vulnerabilidade em nosso município”, destacou.



De acordo com Ruthinha, cerca de 70 pessoas estão vinculadas atualmente aos serviços ofertados pelo Centro POP, localizado no bairro Ano Bom. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas, aos sábados, de 8 às 12 horas e também atende cerca de quatro pessoas migrantes por dia. “Durante o dia, além do Centro POP as pessoas em situação de rua podem ser acolhidas pelas entidades. Nosso maior problema está relacionado à noite, período em que esses cidadãos não têm onde buscar apoio. Daí, a necessidade urgente do abrigo temporário”, ressaltou.



Uma triagem com as pessoas em situação de rua será realizada visando identificar aqueles que desejam retornar para suas casas. A intenção da Secretaria é providenciar esse encaminhamento, bem como a reintegração do cidadão ao convívio familiar, por meio dos profissionais que fazem parte da rede integrada de serviços públicos em Assistência Social.



A próxima etapa será definir o local do abrigo temporário, que funcionará das 18 horas até às 8 horas do dia seguinte, e equipá-lo com colchonetes e roupas de cama. Agentes da Guarda Municipal serão mobilizados para atuar na manutenção da segurança e da ordem no abrigo. “Vamos discutir também com as entidades que distribuem sopão no Centro da cidade, a possibilidade de servirem essa alimentação no abrigo temporário”, concluiu Ruthinha.


Comentários