24 agosto, 2016
Comentários

Funarte apresenta espetáculos direcionados aos Jogos Paralímpicos

A Fundação Nacional de Artes - Funarte continua sua intensa programação cultural iniciada durante os Jogos Olímpicos, agora direcionada às Paralimpíadas Rio 2016. Os espetáculos de circo, dança, teatro e mamulengos, além de música erudita e popular são apresentados, com entrada franca, nos espaços da instituição, até dia 28 de agosto. As montagens e shows vêm de várias regiões do país, com recursos do Ministério da Cultura (MinC). Na agenda, houve apresentações também nas ruas - inclusive em outras capitais do país.

A Mostra Acessível Rio das Olimpíadas, integrante do 22º Janeiro de Grandes Espetáculos, Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, apresenta a próxima programação, especificamente dirigida aos Jogos Paralímpicos, no Teatro Dulcina (Catete). No encontro, artistas com deficiências físicas e cerebrais atuam lado a lado com artistas sem deficiências, em igualdade de condições. Haverá também uma mesa de discussão e debate com o público.

Já o Projeto Bonecos e Mamulengos - Animando as Olimpíadas do Rio está no Teatro Duse - Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, até o dia 25, quinta-feira. A iniciativa reúne espetáculos de várias regiões do país. Estão incluídos trabalhos de mestres mamulengueiros nordestinos, especialmente convidados - em homenagem ao recente registro do teatro popular de bonecos do Nordeste como patrimônio imaterial da cultura brasileira, pelo Iphan/MinC. As apresentações são acompanhadas por um artista especialista nessa linguagem: Fernando Augusto Gonçalves, que faz breves exposições sobre o tema, em diferentes idiomas.
Leia mais aqui sobre o Projeto Bonecos e Mamulengos - Animando as Olimpíadas do Rio.

Essas ações são coordenadas pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte.

Já o Centro da Música encerra, série de shows de música popular, no Teatro Glauce Rocha, nos dias 25 e 26, quinta e sexta, com o musical A cuíca do Laurindo. O espetáculo resgata a paisagem sociocultural do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. Já música de concerto estará nas Bienais Olímpicas, na Escola de Música da UFRJ. O último concerto será no dia 29, às 19h (leia mais abaixo).

O Floripa TAP nas Olimpíadas, encontro de espetáculos e oficinas de sapateado e percussão, de abrangência internacional, ocupa o Teatro Dulcina, na Cinelândia, de 30 de agosto a 4 de setembro. Considerado um dos principais eventos do gênero na América do Sul, o festival reúne professores e profissionais reconhecidos. Eles trazem ao Rio cinco grupos e espetáculos diferentes, além de aulas práticas e teóricas. As inscrições para as oficinas estão abertas.

Comentários