Funcionários da empresa São João Batista iniciam greve em Barra Mansa
Cerca de 100 funcionários da empresa São João Batista, em Barra Mansa, que faz a linha intermunicipal para Volta Redonda, se reuniram em assembleia na noite deste domingo, dia 20, na sede do sindicado dos rodoviários, no Ano Bom, para tratar dos constantes atrasos de salários e diversas infrações trabalhistas que eles vêm sofrendo.
Funcionários da empresa disseram que as indenizações, depósitos de FGTS, férias entre outros direitos trabalhistas não estão sendo cumpridos pela empresa. “Nosso ticket de alimentação e ajuda para uniformes não são pagos há 10 meses”, revelou Joelson, motorista da empresa.
Outra denuncia feita por um motorista que não quis se identificar é que alguns ônibus não estão com seus documentos regularizados, além de não estarem bem preservados. “Funcionários e passageiros estão correndo grande risco de acidentes”, alertou o motorista.
O ativista comunitário Carlos Henrique Gordin, que esteve na assembleia ontem e está acompanhando o caso de perto, criticou a omissão do poder público. “É uma grande irresponsabilidade dos gestores públicos e dos órgãos fiscalizadores municipais e estaduais. Os funcionários precisam do apoio da população nesse momento tão difícil em especial dos passageiros. Tudo o que eles estão reivindicando é justo e está na lei”, finalizou.
Na assembleia, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Barra Mansa, Raimundo José Filho, informou que foi concedida uma liminar judicial autorizando a greve dos funcionários e que apenas 30% de toda frota da empresa vai circular. No final da reunião, já de madrugada, os funcionários fizeram um protesto na porta da garagem da empresa.
Comentários