Image
19 outubro, 2021
Comentários

GM de Barra do Piraí ministra curso de tecnologias menos letais em outros municípios

Agentes da Guarda Municipal de Barra do Piraí estão sendo reconhecidos além dos limites barrenses, e, pela quinta vez, a GM, como é conhecida, vai até outros municípios para ministrar curso. A corporação, desta vez, foi Valença, onde o comandante, Enoch Sacchi de Mello, foi aplicar informações sobre Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (Impo). As aulas foram dadas na quinta e sexta, 7 e 8, naquele município.

Por Lei Federal, as Guardas Civis Municipais estão inseridas no escopo de segurança pública. Além de atuar na conservação e zelo pelos bens e serviços, bem como patrimônios, as GMs também podem fazer patrulhamento ostensivo e preventivo. Outro ponto a ser destacado é que, no mundo todo, a utilização das chamadas “armas não letais” tem sido uma realidade.

Comandante Mello cita que, além de Valença, cursos da mesma natureza foram realizados em Vassouras, Mendes, Paracambi e Mangaratiba; e, brevemente serão aplicados em Macaé e Cachoeira de Macacu. O prefeito Mario Esteves aponta a eficácia da GM para a inibição de alguns ilícitos na cidade, bem como pretende investir ainda mais neste setor.

“Apesar de que Segurança Pública é atribuição do Governo do Estado, não vamos nos furtar de investir na Guarda Civil Municipal. Para tanto, agora estamos em vias de equipar cada guarda, bem como as viaturas, com câmeras. Já é comprovado que este tipo de inibidor de atividades ilícitas contribui para aumentar violências contra os agentes. E eles estão aqui para servir o seu maior patrimônio, que é a população barrense”, aponta o prefeito.

“O curso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo domina a área de distúrbio civil. Hoje, é uma realidade no mundo todo, esse aparato. Em algumas cidades, ainda não há a evolução da GM, como vem obtendo em Barra do Piraí, que já investiu mais de R$ 90 mil. Através dessa evolução que a Guarda Municipal tem obtendo estas chancelas pelo estado e podendo ser formadores em outras cidades”, frisa o comandante

Comentários