Image
16 setembro, 2019
Comentários

Grupamento ambiental orienta moradores sobre coleta de lixo em Quatis

        Em mais uma ação educativa de prevenção contra o acúmulo de lixo nas vias públicas, problema que tem influência direta na ocorrência de transtornos provocados pelas chuvas e na proliferação de insetos causados de doenças, o grupamento ambiental da Prefeitura de Quatis realiza uma campanha de orientação aos moradores da cidade. Esta campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de colocar as embalagens de lixo nos dias corretos de recolhimento nos detritos, tanto os resíduos úmidos – foto (lixo comum), quanto os materiais recicláveis (coleta seletiva).

        Desde quando o grupamento ambiental começou a percorrer as comunidades da área urbana, distribuindo o calendário da coleta do lixo aos moradores e representantes de estabelecimentos comerciais, já foram percorridos pontos dos bairros Bondarovsky, Jardim Independência, Nossa Senhora do Rosário, Loteamento Santa Bárbara, Pilotos, Biquinha, Centro e Centro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pasta responsável pelo serviço de recolhimento do lixo úmido e reciclável em Quatis, elaborou um planejamento de realização desta ação educativa visando fazer com que, até o final do ano, todas as comunidades tenham sido atendidas. Titular da pasta, a bióloga Edna Azevedo, esclarece que a prefeitura recebe com frequência reclamações de embalagens de resíduos colocadas fora dos dias corretos de circulação dos caminhões encarregados da coleta.

- O grupamento ambiental vem distribuindo cópias do cronograma com os dias em que o recolhimento dos detritos é feito, além de conversar com os moradores para orientá-los sobre a respeito das consequências acarretadas pelo lixo colocado fora da data certa do recolhimento. Uma das orientações é a colocação da embalagem numa parte mais alta do muro, da residência ou do estabelecimento, evitando dessa maneira que os sacos de lixo sejam abertos, e os resíduos acabem ficando espalhados pelas ruas – disse a secretária Edna Azevedo.

De acordo com a secretária Edna Azevedo, “a proposta da Secretaria de Meio Ambiente é promover essa ação educativa de forma continuada”. Ela lembra que, devido principalmente à proximidade do período das chuvas mais fortes e intensas, as quais costumam ocorrer entre o fim de setembro/começo de outubro e o final do primeiro trimestre do ano subsequente, “o seguimento ao calendário de recolhimento do lixo se torna ainda mais necessário” para evitar o acúmulo de detritos nas vias públicas e o lançamento destes resíduos na rede coletora de água pluvial, “além de diminuir os riscos de proliferação de vetores transmissores de doenças, entre eles, o mosquito causador da dengue”.

        O calendário do recolhimento do lixo úmido (lixo comum) em Quatis é o seguinte: domingo (Centro – área comercial); terça-feira, quinta-feira e sábado (Centro, Jardim Pollastri, Bondarowsky, Mirandópolis, Pilotos e Barrinha); segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira (Santa Bárbara, Jardim Independência, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito e Água Espalhada). No distrito de São Joaquim e na comunidade quilombola de Santana, o recolhimento acontece também na quarta-feira. Na segunda-feira, a coleta ocorre ainda no distrito de Falcão e na comunidade rural de Joaquim Leite.

        A coleta seletiva (recolhimento de materiais recicláveis) é realizada de acordo com a seguinte tabela: bairros Bondarowsky, Jardim Pollastri e Mirandopólis (às segundas-feiras); Santa Bárbara, Jardim Independência e Santo Antônio (terça-feira); Barrinha, Pilotos e Centro (quarta-feira); Falcão, Joaquim Leite, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito e Água Espalhada (quinta-feira), além de São Joaquim e Santana (ambas na sexta-feira).

Comentários