15 outubro, 2015
Comentários

Grupos de Convivência da Smac lançam livro ‘Risco e Rabisco’ em Volta Redonda

Idosos do ‘Oceano de Sabedoria’ e ‘Razão de Sonhar’ participaram de lançamento nesta quinta-feira (dia 15), na AAP-VR, na Vila

Os Grupos de Convivência de idosos “Oceano de Sabedoria” (do bairro Açude) e “Razão de Sonhar” (do bairro Sessenta), lançaram nesta quinta-feira (dia 15), na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), o livro Risco e Rabisco. A iniciativa é um projeto da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por intermédio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a iniciativa faz parte das ações desenvolvidas nos 63 grupos de convivência que existem em Volta Redonda, que envolvem cerca de 5 mil idosos.

“Trabalhos como esse valorizam, cada vez mais, a parceria entre o Poder Público e a Terceira Idade da nossa cidade. Somos referência em políticas públicas para a Terceira Idade e vamos continuar investimento cada vez mais neles”, disse Munir.

Segundo Terezinha da Silva Aguiar, a Teka Silva – que é animadora cultural e responsável pelo surgimento do grupo Oceano de Sabedoria, em 1999, além de coordenadora do projeto - esse trabalho vem sendo executado há quase dois anos durante os encontros dos dois grupos. “Nosso objetivo é trabalhar a autoestima desses idosos e marcar a passagem de cada um deles nos nossos grupos de convivência”, disse Teka.

Para a dona de casa Adalgisa Machado da Silva, de 86 anos, moradora do bairro Açude e que tem uma de suas ilustrações publicada no livro, hoje é um dia para comemorar. “Nasci e fui criança no interior e nunca imaginei que um dia participaria da criação de um livro. Me sinto muito feliz e cheia de orgulho de participar desse projeto a essa altura de vida”, disse dona Adalgisa.

LIVRO - O livro é um espaço onde os idosos dos grupos de convivência da terceira idade “Oceano de Sabedoria” e “Razão de Sonhar” através da pintura em aquarela se eternizam, juntamente com os seus dados biográficos além de uma coletânea de textos escritos por Terezinha da Silva Aguiar.

Comentários