Guarda Ambiental de Barra Mansa apreende pássaros silvestres
Foram recuperados 10 animais, entre eles trinca-ferros, coleiros e azulões
A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, por meio da Gerência de Fiscalização Ambiental, apreendeu na tarde dessa quinta-feira, dia 08, pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro. Os animais foram localizados no bairro Cotiara, após uma denúncia anônima. Na casa, que fica na Rua Paulo Lins Nogueira, foram encontradas 10 aves das espécies trinca-ferro, coleiro e azulão. Também foram apreendidos no local gaiolas, armadilhas, redes e outros materiais utilizados para a caça de pássaros.
“Encontramos todos os animais presos em amansadores, o que dá claros indícios de que foram capturados há pouco tempo. Também foram encontrados diversos materiais para realizar caça de pássaros e, por esses motivos, encaminhamos o responsável para a delegacia para autuação”, informou o guarda ambiental, Wanderson da Cruz.
Segundo o artigo 29 da Lei Federal 9.605, de 1998, regulamentado pelo artigo 24 do Decreto 6.514, de 2007, manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença e/ou autorização do órgão competente é crime. “Se houver resistência por parte do violador em entregar os animais, a multa pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil por espécie e o infrator poderá ainda responder administrativa e criminalmente”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Branco, acrescentando que, quando o animal é entregue voluntariamente, não é emitida multa.
Os animais apreendidos foram encaminhados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), que fica em Seropédica, para serem reabilitados e introduzidos ao meio ambiente. Mário Branco fez questão de frisar que é muito importante denunciar a criação ilegal de animais. As denúncias podem ser feitas de forma anônima na secretaria municipal de Meio Ambiente, através do telefone (24) 3322-9100, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados e após 17 horas, elas são recebidas pelo telefone (24) 3322-7817.
Comentários