Guarda Municipal de Volta Redonda apreende mercadorias vendidas irregularmente nas ruas
Ambulantes andam sem documentos, não são do município e guardam os produtos em um caminhão baú
Na tarde dessa quarta-feira (dia 4), uma operação da GMVR resultou na apreensão de diversas mercadorias que estavam sendo comercializadas por quatro ambulantes, de forma ilegal, nas extremidades do Viaduto Nossa Senhora das Graças, que liga o Centro ao bairro Aterrado. A Avenida Amaral Peixoto e a passarela desse viaduto são dois dos vários locais que estão sendo monitorados no município, para coibir a venda irregular de produtos nas ruas, que acabam bloqueando calçadas, tirando o direito de ir e vir das pessoas, além de prejudicar o comércio legal e de não gerar nenhuma renda para o município.
O monitoramento está sendo feito com a coordenação do subcomandante Batista e conta com o supervisor Aderval; o inspetor P. Cesar e os GMs Alencar, Antonio e J. Batista, acompanhado pelos alunos do Curso de Formação da GM de Itatiaia. “Há cerca de 10 dias estamos acompanhando esses quatro homens que expõem os seus produtos em calçadas e passarelas e descobrimos que eles vêm guardando os produtos em um caminhão baú, que fica estacionado no posto de combustível Borba Gato, no bairro Belo Horizonte. Eles retiram as mercadorias de manhã cedo e se espalham pela cidade para vendê-las, sem qualquer autorização. Eles não moram em Volta Redonda e nenhum imposto é recolhido, prejudicando o comércio legalizado”, afirmou Batista.
“Nesses 10 dias, os agentes vêm orientando esses homens a procurarem a SMF para que sejam informados sobre a legalização desse tipo de comércio. Mas eles ignoraram essas orientações e foi tomada a decisão de apreender as mercadorias, baseado no Decreto 10.641/2006. Os produtos foram colocados à disposição da SMF e poderão ser retirados assim que for comprovada a propriedade, através de nota fiscal”, explicou o comandante da GMVR, major Luis Henrique Monteiro Barbosa.
REUNIÃO - A decisão de monitorar e fiscalizar o comércio ilegal na cidade foi tomada em reunião realizada em meados de outubro, na sede da Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), com o comando da GMVR e que ainda contou com representantes da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda). Os representantes do comércio varejista do município solicitaram uma fiscalização mais enérgica sobre os ambulantes que não têm autorização da SMF (Secretaria Municipal de Fazenda) para atuarem em Volta Redonda.
“Vamos intensificar a fiscalização em todos os bairros da cidade, para coibir a venda de produtos sem autorização da SMF. Vamos proporcionar aos moradores e às pessoas que vêm para o município fazer as suas compras de fim de ano, a tranqüilidade de adquirirem produtos de qualidade e comprovadamente legal, combatendo assim a pirataria”, salientou o major Luiz Henrique.
Comentários