Image
08 maio, 2020
Comentários

Guarda Municipal e PM de Resende fazem ação contra uso de cerol e linha chilena

Na última quinta-feira, dia 7 de maio, a Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, realizou mais uma operação contra o uso de linha chilena e cerol. A ação ocorreu na região do Acesso Oeste, onde apesar de todas as informações a respeito do combate ao coronavírus, ainda são vistas aglomerações de pessoas para soltar pipa.



A operação resultou na apreensão de dezenas de carretéis de linhas chilenas e de linhas com cerol, que por força de lei são ilegais em Resende e em todo o estado do Rio. Este tipo de ação já vinha ocorrendo com frequência na cidade, mas foi intensificada a partir do decreto que prevê distanciamento social como forma de prevenção à covid-19. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, César Laurindo, as denúncias são constantes.



“Estamos fazendo ações para coibir o uso de cerol e linha chilena até duas vezes por semana. Aproveitamos para fazer um trabalho de reforço na orientação já passada sobre a prevenção ao coronavírus. Infelizmente, ainda tem muita gente que não respeita as recomendações. E pior ainda: neste caso são pessoas que saem de casa para infringir a lei, que não permite cerol e linha chilena”, ressaltou Laurindo.



O comandante afirmou que as operações terão continuidade durante os próximos dias e que a Guarda Municipal tem contado com apoio valioso da Polícia Militar para obter êxito. “Estamos todos unidos para garantir a segurança, mas também a saúde dos cidadãos”, destacou.



Linhas proibidas por lei

A lei estadual Nº 8478 de 18/07/2019 proíbe a comercialização, o uso, o porte e a posse da substância constituída de vidro moído e cola (cerol), além da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possua elementos cortantes.


Comentários