Guto Nader se manifesta sobre decisão judicial que suspende pesquisa eleitoral em Pinheiral
A Justiça Eleitoral de Pinheiral concedeu, nesta terça-feira (24), uma tutela de urgência determinando a suspensão imediata da pesquisa eleitoral registrada sob o número RJ-06907/2024. A ação foi movida contra a empresa AGORA PESQUISA EIRELI e a EDITORA O DIA LTDA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL, responsáveis pela realização e divulgação da pesquisa.
A decisão ocorre em meio a acusações de descumprimento do art. 2º, § 7º da Resolução 23.600 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que rege as normas para a realização de pesquisas eleitorais. O juiz responsável pela 30ª Zona Eleitoral de Piraí/RJ, Kyle Marcos Santos Meneses, destacou que essa não é a primeira vez que pesquisas eleitorais realizadas pela mesma empresa são questionadas, com situações semelhantes em cidades vizinhas.
Na decisão, o juiz determinou que a empresa AGORA PESQUISA EIRELI apresente, no prazo de 72 horas, toda a documentação referente à pesquisa, incluindo o questionário utilizado, a metodologia aplicada, os dados brutos coletados e informações demográficas. Além disso, os representados, incluindo o candidato a prefeito, Luciano Muniz Fernandes, e o candidato a vice, Jailson de Azevedo Rodrigues, foram intimados a remover a divulgação da pesquisa no prazo de 24 horas.
O candidato à prefeitura de Pinheiral, Guto Nader (MDB), comentou o ocorrido:
“É um absurdo que nosso adversário insista em burlar o sistema democrático, colaborando com a divulgação de pesquisa irregular (os dados da pesquisa foram divulgados nas redes sociais do candidato que aparece na frente). Isso, para mim, é uma afronta à inteligência do eleitor e só mostra o desespero de quem está com a máquina da Prefeitura nas mãos, com uma campanha milionária, e mesmo assim não consegue convencer os eleitores de suas propostas, que no fim das contas, não têm nenhuma originalidade. Mas a população não é ingênua e vai saber dar a resposta adequada no dia 6 de outubro", declarou Guto, acrescentando ainda o que ele considera a verdadeira pesquisa na cidade:
‘A gente tem percebido que a verdadeira pesquisa está nas ruas, com o carinho que as pessoas nos recebem e confiam nas nossas propostas. Além disso, tem muita gente insatisfeita com o transporte público, com o descaso da Rio +, a falta de medicamentos, entre outras coisas que fazem a população pedir mudança e nós representamos a verdadeira mudança em Pinheiral’, completou.
A representação eleitoral e a suspensão da pesquisa devem repercutir nos próximos dias, especialmente com a proximidade das eleições municipais, marcadas para outubro. A disputa em Pinheiral tem se mostrado acirrada e com atenção redobrada sobre a transparência das campanhas eleitorais.
Comentários