INB realiza 2ª edição do curso de Multiplicadores de Educação Ambiental em Energia Nuclear
A Indústrias Nucleares do Brasil - INB realizou, como parte do Programa de Educação Ambiental da Fábrica de Combustível Nuclear em Resende/RJ, a segunda edição do “Multiplicadores de Educação Ambiental em Energia Nuclear”. O curso, finalizado em outubro, em uma ação conjunta com a Eletronuclear, foi voltado para professores da região e para trabalhadores da INB. Durante quatro dias, os participantes se reuniram de maneira remota para assistirem a palestras ministradas por profissionais qualificados na área.
Entre os temas abordados estavam a matriz energética brasileira e a energia nuclear, pelo superintendente de Engenharia do Combustível, João Gonçalves, e o ciclo do combustível nuclear, pela engenheira Ana Cristina Lourenço. Proteção radiológica e a segurança do ciclo de combustível nuclear foram assuntos tratados pela química Angélica Kiepper e pelo engenheiro Gullit dos Anjos, respectivamente. Por parte da Eletronuclear, os profissionais Gustavo Mardegan e Renato Kuramoto participaram falando sobre segurança e proteção na operação de usinas nucleares.
A bióloga Flávia Cristina de Almeida Cordovil Pires, responsável pela organização do evento, afirmou que o trabalho proporcionou uma troca de saberes entre os empregados e os professores. Flávia destacou ainda a importância de levar conhecimento sobre a energia nuclear para profissionais da educação, em razão de informações sobre o tema serem escassas tanto em materiais didáticos quanto em meios de comunicação.
Kuramoto disse que eventos de multiplicação de conhecimento sempre contribuem para a formação do indivíduo e a evolução da sociedade, em especial, esse curso que trata de questões que afetam o futuro do planeta. “Atualmente, as divulgações de conhecimento técnico e científico por profissionais e empresas especialistas na área tornam o curso ainda mais importante”, reforçou.
HISTÓRICO- A primeira edição do curso Multiplicadores de Educação Ambiental em Energia Nuclear foi realizada de forma presencial em agosto de 2019. Na ocasião, os participantes visitaram a Fábrica de Combustível Nuclear da INB e a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto - CNAAA da Eletronuclear onde ficam as usinas de Angra 1 e 2.
Comentários