16 maio, 2017
Comentários

Indústrias do Sul Fluminense apontam melhora na atividade produtiva

Apesar do aumento no volume de produção, empresários continuam incertos quanto à retomada da atividade industrial e número de empregados continua caindo

A Sondagem Industrial, divulgada pelo Sistema FIRJAN nesta terça-feira, dia 16, aponta que houve uma leve melhora na atividade econômica do Sul Fluminense no 1º trimestre deste ano. Apesar do aumento no volume de produção (52,6 pontos), a indústria continua a operar abaixo da média histórica e, diante da incerteza quanto à retomada da atividade, o número de empregados (41,8 pontos) continuou caindo. A pesquisa varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento.

No 1º trimestre de 2017, os empresários do Sul do estado sinalizaram insatisfação com a situação financeira de suas empresas (32,4 pontos). Contribuíram para este contexto a dificuldade de acesso ao crédito (30,9 pontos) e a redução da margem de lucro (28,2 pontos).

Para os próximos seis meses, com a expectativa de recuperação da atividade econômica nacional, os empresários da região esperam um aumento na demanda por produtos (20,8 pontos), o que levará à compra de matéria-prima (50,8 pontos). Entretanto, a incerteza de retomada tende a postergar os investimentos (36,9) e novas contratações de mão de obra (45,5). Os empresários também veem uma incerteza ainda maior nas vendas ao mercado externo (43,1).

Participaram da Sondagem Industrial empresas dos 17 municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/CIRJ no Sul Fluminense: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Comentários