23 janeiro, 2023
Comentários

Itatiaia: CAPS inicia projeto de atendimento itinerante

No “Janeiro Branco”, mês de conscientização com o cuidado com a saúde mental, o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial passa a contar com o serviço de atendimento itinerante, inicialmente em Maromba e Maringá.

Conforme explica a Coordenadora de Saúde Mental, Camila Mattos, os atendimentos acontecem uma vez por semana

- Uma vez por semana, profissionais do CAPS, sendo uma assistente social e uma psicóloga, comparecem a Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Maromba e Maringá. Lá elas realizam a triagem e separação de pessoas para formação de grupos terapêuticos ou para consulta individualizada. Também acionamos visitas domiciliares para aqueles que não conseguem sair de casa. Neste caso, quem faz a visita é o agente comunitário de saúde que informa o ocorrido.Essa triagem é semanal e acontece toda terça-feira - explicou.

De acordo com a coordenadora, o objetivo é estender o atendimento do CAPS Itinerante para outros bairros mais distantes. A expectativa é atender também os bairros Marechal Jardim e Vila Flórida.

Atualmente o CAPS atende semanalmente cerca de 120 usuários. Entre eles dependentes químicos de álcool, outras drogas e pacientes com transtornos mentais. Para iniciar o tratamento na unidade o paciente passa por uma triagem e em seguida recebe o atendimento indicado, com consultas médicas, apoio psicológico e social.

Palestra “A vida pede equilíbrio”

O CAPS também segue nos preparativos para a palestra “A vida pede equilíbrio”, em alusão ao “Janeiro Branco”, O evento acontece nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, na Casa da Cultura (Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, Centro)

e é voltada para os pacientes do Centro, familiares e para o público em geral.

Dentre os objetivos da campanha “Janeiro Branco” está o de chamar atenção para os cuidados e oferecer alternativas para diminuir o impacto negativo dos transtornos mentais.

- A palestra é aberta, ou seja, para os assistidos pelo CAPS, familiares e para a população em geral e estão todos convidados. A finalidade, além de marcar o “Janeiro Branco” é contribuir para reduzir o impacto negativo de transtornos mentais - finalizou Camila.

Comentários