Image
19 junho, 2018
Comentários

Mais de 1900 atendimentos são realizados por mês nos polos de fisioterapia de Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, oferece atendimento especializado em fisioterapia para cerca de 600 pacientes por mês. O atendimento é individualizado, com horários previamente agendados, e conta com 15 fisioterapeutas divididos em quatro polos de atendimento que funcionam nos bairros Centro, Maromba, Penedo e Vila Flórida.



Por mês, mais de 1900 atendimentos são realizados em serviços como fisioterapia em traumato-ortopedia, neurológica, respiratória, reabilitação cardíaca; fisioterapia no pré e no pós-operatório, além de Acupuntura e Reeducação Postural Global (RPG).



De acordo com o Coordenador Geral de Fisioterapia, Drº Fábio França, para iniciar o tratamento, que tem em média de 15 sessões, é obrigatório ter o encaminhamento médico e cartão do SUS.



-Temos um demanda grande e geralmente após entregar o encaminhamento o paciente fica uns 15 dias na fila de espera para começar o tratamento. É importante destacar que setor não faz ligação para celular e algumas pessoas esquecem de retomar o contato para ver o andamento da vaga, o que dificulta o contato para agendamento da primeira sessão. Um paciente faz em média 15 sessões, mas dependendo do caso esse prazo é prorrogado como em atendimentos pré e pós operatórios que podem chegar até 6 meses de reabilitação. O RPG é um diferencial de nossa unidade, pois o SUS não cobre este tratamento, mas temos 2 especialistas em nosso quadro e estamos entre os poucos municípios que ofertam o procedimento gratuitamente – explicou o fisioterapeuta.



Na rede há ainda um profissional que faz o atendimento domiciliar pelo programa “Melhor em Casa” e é disponibilizado um carro para transporte de pacientes acamados ou com dificuldades motoras.



- No centro de fisioterapia o atendimento é melhor, pois o local é equipado e tem a estrutura adequada para as necessidades de cada especialidade, por isso, fazemos o domiciliar somente em casos que a pessoa realmente não consegue vir até o local. Por exemplo, todas as nossas salas tem negatoscópio o que facilita a avaliação das radiografias. Temos o carro que busca os pacientes acamados ou com dificuldades motoras e isso proporciona um conforto maior para eles. Temos uma equipe boa e com especialistas nas mais diversas áreas – destacou o Coordenador Geral de Fisioterapia.



Para a dona Dagmar Rezende, moradora do Jardim Paineiras, o atendimento em Itatiaia não perde em nada para as clínicas das grandes cidades.



- Já tem bastante tempo que sou atendida aqui, faço tratamento na coluna e lombar e afirmo que o atendimento é espetacular. Já fiz fisioterapia no Rio de Janeiro e em São Paulo e aqui não perde em nada para lá. Os fisioterapeutas são ótimos profissionais e são humanos, todos eles são atenciosos e demonstram interesse em nossa melhora. Precisa melhorar a parte estrutural porque a clínica do Centro está sem piso e isso é ruim para os pacientes que tem alergia – comentou a paciente.



Atendimento

Nos bairros Vila Flórida e Maromba o atendimento é feito três vezes na semana e em Penedo todos os dias. A unidade do Centro funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 22 horas.



- Colocamos o atendimento noturno para ajudar os pacientes que trabalham durante o dia e não conseguiam vir fazer o tratamento no horário comercial – contou Drº Fábio.



Reparos na unidade do Centro

Um processo foi aberto para retirada de mofo, troca de calha e colocação de piso antiderrapante no Centro de Fisioterapia do Centro.



- No passado foi colocado um piso emborrachado na unidade do Centro, ele estava soltando e isso representava um risco para os pacientes, principalmente os idosos e com dificuldade de locomoção. Optamos por tirar esse piso e deixar sem para evitar acidentes, esteticamente é feio, mas é mais seguro. Os reparos estão sendo providenciados em caráter de urgência e já foi solicitado a colocação de piso de cerâmica antiderrapante – esclareceu o Coordenador.



Segundo a Secretaria de Saúde, Marlene da Silva, a atual localidade é de fácil acesso para os pacientes.



- Estamos tomando todas as providências para que as pendências sejam solucionadas e só estamos aguardando os trâmites administrativos serem finalizados para fazer o reparo no imóvel que é de fácil acesso e auxilia na acessibilidade dos usuários, pois não possui escadas – frisou a Secretaria.


Comentários