Image
05 setembro, 2019
Comentários

Marcelo Cabeleireiro cria projeto para percorrer escolas do Médio Paraíba

A ação está sendo realizada em Barra Mansa, mas será expandida para outros municípios

Com muitos compromissos na Assembleia Legislativa e o dever de percorrer as cidades do Estado, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro criou o projeto “Minha Escola, Meu Deputado” e designou assessores que trabalham no gabinete de Barra Mansa para coordenar a ação, que consiste em visitas nas escolas estaduais de todo Médio Paraíba. O projeto teve início no mês passado e percorreu quatro escolas de Barra Mansa até o momento. O objetivo é, aos poucos, expandir para outros municípios da região.

“Apesar de estar toda semana em Barra Mansa e cidades vizinhas, não consigo visitar todas as escolas, pois o trabalho na capital também demanda tempo, temos sessões de terça a quinta-feira, além das agendas de reuniões e outros compromissos. Por isso, resolvi designar uma equipe de assessores para coordenar o projeto “Minha escola, meu deputado”, que conta com participação de todos do gabinete. Eles são meus olhos e meus ouvidos”, disse Marcelo Cabeleireiro. A ação é coordenada pelos assessores Ricardo Murilo, que é ex-diretor escolar; Maria Cristina da Silva e Elaine Bittencourt, mas conta com a participação de toda a equipe que atua no gabinete de Barra Mansa.

Até o momento, a ação percorreu os colégios Vila Maria, Getúlio Vargas, Barão de Aiuruoca e Jayme Silvestre Camargo – onde a equipe esteve nesta manhã (05) conversando com o diretor Roger Dautry. A demanda apresentada em todas as unidades é referente à falta de funcionários de apoio e, em alguns casos, de professores. “Faço parte da Associação de Diretores do Estado e essa é uma reclamação geral. Em todas as unidades do estado há carência de profissionais de apoio”, ressaltou Roger.

Localizada no bairro São Silvestre, em Barra Mansa, a escola foi reformada no ano passado e está em ótimas condições estruturais, proporcionando um ambiente agradável aos alunos e professores. Tanto, que a demanda por vagas tem aumentado e um dos pedidos da direção é justamente para haja aumento de oferta de vagas para o 6º e 7º ano. Segundo Roger, atualmente a escola atende 437, mas poderia atender um número maior, visto que há salas desocupadas. “Temos capacidade para ter dez turmas em cada turno. De manhã estamos com nove e à tarde com apenas sete” , informou.

Outra dificuldade apresentada pelo gestor, que também já havia sido mencionada em outras unidades, é a burocracia exigida pelo Estado em relação aos processos administrativos. A queixa é que, como falta profissional para auxiliar na atividade, há acúmulo de atividades administrativas, enquanto as pedagógicas precisam ficar em segundo plano. “Se houvesse alguém para nos auxiliar, com certeza facilitaria muito”, disse.

Todas as solicitações são registradas e repassadas ao deputado Marcelo Cabeleireiro em um relatório mensal. A ideia é definir as principais demandas e a viabilidade de cada uma delas para que o parlamentar possa dar encaminhamento junto à Secretaria de Estado de Educação. “Tenho um bom relacionamento com o secretário Pedro Fernandes e tenho a convicção de que, aos poucos, conseguiremos solucionar essa questão da falta de profissionais e apoio, dentre outros problemas que as unidades têm enfrentado. O governador Wilson Witzel tem olhado com muito carinho pelo Médio Paraíba”, finalizou.

Comentários