Marcelo Cabeleireiro visita Núcleo de Acessibilidade do UBM
O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro esteve, na manhã desta sexta-feira (12), no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) para conhecer o Núcleo de Acessibilidade criado em 2016 para atender alunos com necessidades educacionais especiais. A visita fez parte da agenda da Comissão de Pessoas com Deficiência da ALERJ e contou com a presença do Reitor Dr. Leandro Chaves; do Pró-reitor Acadêmico, Haroldo Carvalho Cruz Júnior; da Diretora Acadêmica, Sheila Filgueiras; da Supervisora do Núcleo, Márcia Alves; e do Assessor da Mantenedora, Mario Sila Chaves.
“Fiquei surpreso e muito satisfeito com toda estrutura que a universidade oferece aos alunos com deficiência. Vamos analisar de que foram a ALERJ e o Governo do Estado podem intervir para ajudar na aquisição e manutenção dos equipamentos para melhorar ainda mais o atendimento. Por se tratar de uma instituição filantrópica, creio que não teremos problemas”, frisou Marcelo Cabeleireiro.
O Núcleo de Acessibilidade do UBM foi criado em 2016 e conta com psicopedagoga, dois intérpretes de Libras e dois professores de apoio. Ao longo dos anos, quase 70 alunos já foram atendidos. Atualmente, 23 estão em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas como Direito, Pedagogia e Administração. O setor conta com computadores adaptados, scanners de voz, impressora Braille, além de cadeira escaladora para deficientes físicos, mesas adaptadas e mesa inclinada para pessoas com Fibromialgia e problemas de coluna, por exemplo.
“Podemos ver que além de atender muito bem os deficientes físicos, com o prédio adaptado, os deficientes visuais e auditivos também estão muito bem amparados”, acrescentou o deputado. De acordo com a supervisora Márcia Alves, a equipe também atende alunos com transtornos e dificuldades de aprendizado como Dislexia e TDAH.
O acervo muito bem estruturado possui áudio books, DVDs e livros em Braille. Deficientes visuais têm acesso a um computador adaptado para pesquisas na internet. Nas salas de aula, os alunos podem optar entre registrar o conteúdo em Braille ou utilizar o computador com leitor de tela para acompanhar as aulas. E além disso, são disponibilizados todos os materiais de gráficos e planilhas utilizados pelos professores. Tudo produzido pela própria equipe do Núcleo com materiais simples: folhas, barbantes e linhas.
Durante a visita, a diretora Sheila agradeceu o deputado pela visita e frisou que a universidade é referência no atendimento a pessoas com deficiência. O Núcleo de Acessibilidade fica no prédio 11 da Biblioteca Central do UBM, localizado no Centro de Barra Mansa.
Comentários