03 dezembro, 2015
Comentários

Meio Ambiente orienta produtores rurais de Porto Real sobre novo Código Florestal

Principal assunto abordado foi o uso sustentável de Áreas de Preservação Permanente

A secretaria de Meio Ambiente promoveu no Horto Municipal, através dos setores de fiscalização e diretoria de Meio Ambiente, uma palestra para os produtores rurais do município. O objetivo foi abordar assuntos pertinentes ao novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), bem como sanar dúvidas sobre o uso sustentável das APP’s (Áreas de Proteção Permanente). Os produtores também foram orientados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, como estratégia de combate ao desmatamento.
“Trabalho há 18 anos com a venda e produção de queijo, leite e ovos. Eu tenho consciência que precisamos preservar nossas fontes naturais e agir dentro da lei. Vejo como uma questão importante essa abordagem do Meio Ambiente ao produtor rural, pois é uma maneira de valorizar e incentivar nosso trabalho”, disse a produtora rural, Francisca Campos Roque de Almeida, moradora do bairro Jardim Real.
O assessor de Gestão de Áreas Protegidas e Áreas de Preservação Urbana, Eduardo Marassi, explicou que o principal objetivo é tentar amenizar os impactos do desmatamento. “Uma de nossas preocupações é preservar nossas matas e rios e outras fontes de água. Com o crescimento do município, aumentou a impermeabilização do solo e precisamos conscientizar a todos sobre a importância da arborização”.
“Formar parcerias para amenizar os impactos ambientais é de fundamental importância para o combate ao desmatamento. Por esse motivo sempre fazemos reuniões junto ao público com diversos segmentos da sociedade. A palestra orientou os produtores rurais sobre legislação ambiental, manejo e uso sustentável das APP’s”, declarou a diretora de Meio Ambiente, Ednilda Teixeira.
A subsecretária de Meio Ambiente, Lorena Balieiro, disse que as palestras visam esclarecer a população sobre a legislação ambiental. “Desenvolvemos nosso trabalho com o objetivo de estreitar e aproximar a população para que ela tome conhecimento dos direitos e deveres, conforme a legislação ambiental. Essa palestra é uma parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e a primeira de muitas outras que vamos promover ao longo do próximo ano”.
“Precisamos promover cada vez mais o incentivo a outras atividades econômicas, além da indústria em nosso município, pois geram emprego e renda. Vale ressaltar que o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade devem sempre estar aliados às leis vigentes, sobretudo no que diz respeito à preservação do meio ambiente, que é um fator que é crucial para a sobrevivência de todos nós”, finalizou a prefeita Cida.

Comentários