20 abril, 2018
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Moradores das regiões atingidas pelas chuvas em Itatiaia tiram dúvidas sobre FGTS

Os moradores de Penedo, Maromba e Maringá, afetados pelas fortes chuvas de março, participaram de uma reunião nesta quinta-feira (19) com os membros do Gabinete de Gestão de Crise de Itatiaia e a gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF) da cidade, Marzul Aguida.


O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das localidades com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas dos moradores sobre o saque do FGTS que será liberado para os trabalhadores das regiões atingidas após o reconhecimento, pelo Governo Federal, da situação de Emergência da cidade.

De acordo com o Auxiliar de Defesa Civil, Rodrigo Rocha, a solicitação da retirada do benefício seguirá um cronograma pré-estabelecido pela CEF e o procedimento poderá ser feito em qualquer agência da Brasil.


- Após as chuvas intensas que caíram entre os dias 03 e 07 de março em nossa cidade, a prefeitura criou o gabinete de gestão de crise com o objetivo de solucionar os problemas deixados pela chuva. Foi elaborado um Decreto de Situação de Emergência que foi legitimado pelo Governo Federal e que dá acesso ao saque do FGTS dos trabalhadores dos locais afetados. A solicitação do benefício poderá ser feita em qualquer agência da caixa, mas é preciso ficar atento ao calendário estabelecido pela CEF – explicou Rodrigo.


Poderão solicitar o benefício a partir da próxima terça-feira, dia 24, os trabalhadores residentes em Maromba, Maringá, Vale das Cruzes, Vale do Pavão e Vale da Grama e também em Penedo nas localidades da Fazendinha, Vale do Ermitão, Córrego Frio, África I e II, Jambeiro I e II, Bela Vista e Harry Bertell.


O valor do saque terá o limite de 6.220 reais desde que o trabalhador possua o saldo equivalente na data da solicitação e que o intervalo entre uma movimentação e outra não seja inferior a 12 meses. Para que possam dar entrada é necessária a apresentação de documentos como, RG,CPF, CTPS e Comprovante de residência de até 120 dias antes da tragédia, sendo todos originais e cópias.


- Esse dinheiro vai vir em boa hora porque tem muita gente desempregada, eu mesmo estou então vai me ajudar bastante. Dentro daminha casa não aconteceu nada, mas o quintal foi atingido e o dinheiro vai ajudar bastante não só a mim, mas a meus vizinhos e amigos que também sofreram com a chuva – comentou o morador de Penedo, Rafael Souza.


No caso do comprovante de residência em nome do trabalhador, o mesmo pode ser conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros, desde que emitidos nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência.


Já no caso de comprovante de residência em nome do cônjuge, é necessária também a apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.


Os interessados terão até o dia 02 de julho de 2018 para fazer a solicitação do benefício em qualquer agência da CEF e as dúvidas podem ser esclarecidas no CRAS de referencia dos moradores.


-Essa reunião foi uma riqueza e em um nível grandioso porque tivemos representantes de várias classes e atores envolvidos no problema. Temos o CRAS, com nossos técnicos, como disparador e porta de entrada dessas informações para a população. As administrações regionais e o Gabinete de Gestão de Crise também tiveram acesso a essas informações e qualquer morador com dúvida pode procurar o CRAS de sua referência – destacou a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Raquel Rocha.


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