Image
06 setembro, 2018
Comentários

Movimento Pacto por Barra Mansa quer eleger deputado estadual do município

Representantes de toda a sociedade civil organizada se reuniram para lançar o projeto com o objetivo de unir forças para ter um representante da cidade na Alerj

Como uma ação suprapartidária, ou seja, sem apoios políticos a nenhum candidato, cerca de 350 pessoas, entre elas diversos representantes da sociedade civil organizada barramansense, se reuniram na noite desta quarta-feira, dia 5, para lançarem o Movimento Pacto por Barra Mansa. O evento ocorreu numa cerimônia realizada no Instituto Cultural Municipal, no Centro.



O projeto, idealizado por várias lideranças locais, tem como objetivo principal conscientizar os eleitores do município sobre a importância de eleger deputados estaduais da cidade, retomando a representatividade do município na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Desde 2015, Barra Mansa perdeu essa cadeira no Legislativo Estadual.



Segundo dados atualizados do IBGE, Barra Mansa possui mais de 183 mil moradores, sendo cerca de 135 mil eleitores ativos. Para o prefeito Rodrigo Drable, um dos integrantes do movimento, a falta de um representante do município na Alerj prejudica o desenvolvimento da cidade. “Nós assumimos a prefeitura com mais de R$ 270 milhões de dívidas. Com esse ônus não é possível fazer tudo que a gente gostaria para a população. Só estamos conseguindo superar esse momento de adversidade por conta do apoio de deputados federais, mas isso não é suficiente. É chegada a hora de nos unirmos para eleger representantes estaduais que estejam dispostos a brigar por nosso povo, nossa cidade”.



Drable ressaltou que o movimento Pacto por Barra Mansa não tem dono, pertencendo a todo o município, e por isso, a participação efetiva dos moradores é tão importante. “É preciso entender que o movimento não é um capricho, mas uma necessidade para o desenvolvimento da cidade. Dentro do Pacto por Barra Mansa vamos discutir resoluções para todas as áreas, porém, neste momento pré-eleição precisamos nos posicionar. Temos chances de eleger dois candidatos estaduais do município. Pessoas que conhecem o dia a dia, sabem das dificuldades e vão trabalhar na Assembleia Legislativa por mais investimento em segurança, saúde, educação e demais áreas”, completou.



Representando as entidades empresariais de Barra Mansa, Arivaldo Corrêa Matos, atual presidente do Codec (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa), também discursou no lançamento do projeto. Ele defendeu que um deputado estadual será de grande valia para a manutenção da economia no município, buscando recursos visando atrair mais empresas e fomentando as que aqui já estão instaladas, gerando emprego e renda. “Infelizmente, pela falta de deputados estaduais na Alerj, acabamos perdendo algumas empresas que saíram de Barra Mansa e foram para cidades vizinhas. Precisamos retomar essa força econômica. A política de incentivo fiscal está funcionando em outras cidades, mas aqui não. Acredito também que a presença de um deputado estadual na Alerj contribui para investimentos em um setor muito importante, a segurança pública, que afeta diretamente na economia dos comerciantes e empresários”.



O diretor médico da Santa Casa, Elder Sarmento, esteve no evento representando toda a sociedade médica-hospitalar. Ele destacou que, no último ano a Santa Casa de Barra Mansa realizou mais de 200 mil atendimentos e foi reconhecida como o hospital de melhor performance do Estado do Rio de Janeiro pelo DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e pela Ebasis, que criou o ranking de hospitais públicos do Estado do Rio, além de ser referência na Hematologia Oncológica. “Não tem como falar de saúde sem falar de política. Pois é através da política que conseguimos recursos e investimentos para melhorar o atendimento ao cidadão. Nós necessitamos de um representante na Alerj que conheça a cidade, esteja por dentro das nossas limitações para melhorar ainda mais a saúde de toda a população barramansense”.



Outras lideranças também deixaram suas mensagens de apoio ao movimento se comprometendo a multiplicar a ideia para a população. O presidente da OAB-BM (Ordem de Advogados do Brasil de Barra Mansa), Noé Garcez, enfatizou a união entre os setores para dialogar em busca de um bem comum. A professora Ana Cristina Sabioni, representante da área da Educação, salientou que é importante refletir sobre o movimento evidenciando a participação ativa da sociedade. Maicon Fagundes, presidente do Conselho Municipal de Juventude, finalizou realçando a atuação da juventude na tomada de decisões importantes, como o futuro do município através do voto no dia 7 de outubro.

Comentários