Mulheres do Minha Casa Minha Vida expõem trabalhos de artesanato em VR
Exposição é resultado do projeto desenvolvido pelo Sebrae/RJ e Secretaria de Ação Comunitária no curso que teve a participação de 40 alunas
A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria de Ação Comunitária (Smac), e o Sebrae/RJ inauguram nesta quarta-feira (dia 13), às 18h, a exposição de trabalhos de 40 artesãs do projeto desenvolvido nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido pela instituição nos Residenciais Vida Nova, no bairro Roma e Padre Bernardo Thus, no bairro Candelária. As alunas do curso, familiares e amigos dos dois condomínios foram convidados para participarem da abertura da mostra. Também estarão presentes, o prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, a coordenadora regional do Sebrae/RJ do Médio Paraíba, Ana Lucia de Araújo Lima, e representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e Serviço Social da Indústria (Sesi), que são órgãos parceiros do projeto.
A exposição é direcionada aos moradores locais e comerciantes de lojas de artesanato e moda para que possam conhecer os produtos que poderão ser comercializados no atacado, diretamente com os grupos, e no varejo, no box da Smac, no mercado popular da Vila Santa Cecília.
“Foram ao todo seis meses de trabalho, onde os participantes foram desafiados a desenvolver produtos com a identidade da cidade, tendo como foco os segmentos de decoração e moda. Inclusive o próprio nome do projeto - Minha Arte, Minha Vida - foi escolhido pelas alunas”, disse o artista plástico e consultor do Sebrae, Cocco Barçante, que é especialista em artesanato comercial e atuou no desenvolvimento da coleção.
Além disso, as mulheres foram qualificadas em empreendedorismo, atendimento, formação de preço e gestão, e receberam informação sobre legalização como Micro Empreendedor Individual (MEI). “O objetivo foi promover a valorização dos moradores, mulheres em sua maioria, através do incentivo ao associativismo e empreendedorismo visando a promoção do desenvolvimento local sustentável e a geração de emprego e renda da comunidade”, segundo explicou a coordenadora regional do Sebrae/RJ.
O secretário Munir Francisco destacou que as alunas poderão crescer com a renda obtida com o trabalho de artesanato. “Depois de serem contempladas com uma moradia do Minha Casa Minha Vida, o curso é uma oportunidade para elevar a autoestima e o empoderamento destas mulheres. Com este trabalho social, nós estamos oferecendo a elas, cidadania e a possibilidade de geração de renda”, disse Munir. A exposição fica aberta até o dia 17 de abril, no Espaço Zélia Arbex, em Volta Redonda, das 10 às 19h. Após este período, os trabalhos já prontos e os produzidos futuramente serão vendidos no Mercado Popular.
Comentários