Município de Paraty ganhará ‘botão do pânico’ para pousadas e estabelecimentos comerciais
Paraty terá, em breve, um aplicativo desenvolvido por inteligência artificial, que conectará a comunidade à base da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo comandante da unidade, tenente-coronel Rodrigues de Freitas, durante a comemoração dos dois anos de existência da Companhia Independente no município. O aplicativo trará maior agilidade no combate ao crime, o município aguarda a autorização do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para iniciar o uso na cidade.
O evento aconteceu na Casa de Cultura e contou com a presença do prefeito de Paraty, Luciano Vidal, a secretária de Saúde, Carla Lacerda; autoridades políticas, além do delegado titular da 167ª Delegacia de Polícia, Marcello Russo, o chefe do Estado Maior do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Eduardo Lopes, dentre outros membros de forças de segurança.
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, expressou seu contentamento em participar do encontro e parabenizou o trabalho da Polícia Militar.
- Participei com muita satisfação e alegria do aniversário da Segunda Companhia. Independente de Paraty, a Polícia Militar tem papel de relevância, uma vez que se destaca, também, como força pública estadual, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas. Renovo meus votos com essa companhia e desejo sempre bom ventos a Policia Militar – comunicou.
O tenente-coronel Rodrigues, comandante da 2ª CIPM, informou que um dos principais feitos realizados pela corporação no município foi a redução dos índices de letalidade. “Quando foi criada, a 2ª CIPM Paraty estava com uma meta de 100 mortes por 100 mil habitantes. A partir do segundo semestre de 2021, através de um trabalho conjunto com os órgãos de segurança da prefeitura e com a Polícia Civil, conseguimos baixar para 74 por 100 mil. Em 2022, foram 54 mortes por 100 mil e hoje temos uma projeção de 45 mortos por 100 mil”, e também ressaltou que a redução nos números só foi possível devido à parceria com o Poder Público.
Rodrigues disse ainda que os números de roubos e furtos também diminuíram. “Estamos com os números da época da pandemia, quando os índices de criminalidade caíram no país inteiro”, frisou.
Segundo o tenente-coronel, os números registrados em Paraty, que é uma cidade turística e recebe visitas de pessoas do mundo inteiro ao longo do ano, aconteceu graças ao empenho dos policiais. “É fruto do trabalho dos policiais militares, que estão na ponta da linha, da parceria com a Polícia Civil, com a prefeitura, e do estudo para que possamos desenvolver o trabalho de Segurança Pública na cidade”, acrescentou o tenente-coronel.
Inteligência artificial
Durante seu discurso por ocasião do aniversário da 2ª CIPM, o comandante Rodrigues anunciou uma novidade: um aplicativo, desenvolvido por inteligência artificial, que vai conectar a comunidade paratiense à base da Companhia. O intuito, ele disse, é agilizar o atendimento a situações de emergência e, consequentemente, o combate ao crime. São o comandante detalhou a iniciativa. “A ideia surgiu no Conselho de Segurança Escolar. Um diretor ficou em dúvida sobre como entrar em contato com a CIPM, e se falou sobre um botão de acionamento”, explicou.
De acordo com o comandante Rodrigues, a ideia é que pousadas e estabelecimentos comerciais tenham o botão instalado em lugar discreto. “Tem que estar no estabelecimento, mas disfarçado. Se acontece uma emergência, o proprietário ou mesmo um funcionário pode acionar o botão sem ninguém perceber. A informação chega direto na nossa base”, disse, acrescentando que a ideia é da 2ª CIPM e que basta que o Governo do Estado autorize através da Secretaria de Estado de Polícia Militar, para que os testes tenham início.
Comentários