Museu de Arte Sacra em Angra recebe “Primavera nos Museus”
Diversas atividades, gratuitas, acontecerão de 17 a 21 de setembro
O Museu de Arte Sacra vai sediar, de 17 a 21 de setembro, mais uma edição da Primavera dos Museus, com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, oferecendo atividades gratuitas para toda a população. A programação, que acontece anualmente, desde 2007, é resultado de uma parceria entre as instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O evento, organizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, contará com a mostra “Beleza de Angra dos Reis e suas influências culturais”, que será aberta ao público na segunda-feira (17) e poderá ser visitada, até sexta (21), de 10h às 16h.
Também durante a semana, uma exposição interativa com trabalhos de alunos sobre o patrimônio histórico de Angra ficará disponível para visitação no largo do Museu, de 10h às 14h.
A programação ainda contará com uma Roda de Conversa com o tema: “Educação Patrimonial: um olhar de empoderamento e intervenção”, na quarta-feira (19), de 18h30 às 20h. O público-alvo são professores, alunos e demais interessados. Para esta atividade são oferecidas 50 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3369-7589.
A atividade terá a participação da professora Ana Maris de Figueiredo, responsável pela abordagem do tema da Roda; do diretor de Patrimônio Histórico do município, Alonso de Oliveira, que retratará a história dos “Museus da Costa Verde”; e da professora de Turismo e História, Fátima Rosa, que falará sobre os “Atrativos culturais e materiais na trilha do Quilombo Santa Rita do Bracuhy”.
No intervalo da Roda de Conversa, será apresentado pela Unirio, com o apoio do Ibram, um documentário sobre os museus de Arte Sacra de Angra, Paraty e Mangaratiba.
- A proposta da Primavera nos Museus é reunir a comunidade para um conhecimento da herança cultural dos museus, que possui valor material, imaterial e sentimental. Nosso objetivo é mobilizar para a preservação deste importante espaço cultural, deixando-o em condições para que possa ser herdado pelas gerações futuras. Como diz Mário de Andrade, “defender o nosso patrimônio histórico e artístico é alfabetização” – explicou o diretor de Patrimônio Histórico de Angra dos Reis, Alonso de Oliveira.
O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, fundado em 1992 e inaugurado em 1994, funciona na Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, no Centro da cidade.
Comentários