09 setembro, 2016
Comentários

Música brasileira dá o tom do concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta a face orquestral da música brasileira no concerto de setembro de sua temporada oficial

Em tempos de Olimpíadas, Paralimpíadas e o resgate da identidade nacional, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta a seu público uma face rica da música brasileira: as composições orquestrais nacionais. Com o nome “Música Brasileira é Tudo de Bom”, o sétimo concerto da temporada oficial da OSBM apresenta clássicos e novidades de composições originariamente brasileiras.
O concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, na terça-feira, 13 de setembro, às 20h, com entrada gratuita, como em todos os concertos da temporada. Para o concerto, a OSBM convida a violonista Maria Haro e juntos estreiam a versão orquestral do concerto para violão “Os Campos” de Artur Verocai.
Regida pelo maestro Vantoil de Souza, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza uma verdadeira homenagem à música orquestral brasileira. E nesta noite tão brasileira não poderia faltar o mais famoso representante da criação orquestral nacional, Villa Lobos. A vasta obra do compositor é representada no concerto por “Bachianas nº 2”. Interpretando a versão completa da obra do mestre, a OSBM faz uma viagem ao interior do Brasil, através da música.
Outro importante representante da música brasileira que a OSBM traz para o concerto é o maestro José Siqueira. A força e luta típicas do povo nordestino, que diz tanto sobre o Brasil, estão presentes fortemente no Concerto para Orquestra, composta pelo maestro. A obra prima de José Siqueira abre o concerto e emociona a todos diante de uma identificação comandada pelos ritmos influenciados pelo povo nordestino.
Além de clássicos, o concerto “Música Brasileira é Tudo de Bom”, também, apresenta uma estreia. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa tem a honra de estrear a versão orquestral do Concerto para Violão “Os Campos”, de Artur Verocai. O compositor escreveu “Os Campos” a pedido da violonista Maria Haro, solista convidada da noite. Verocai escreve numa linguagem que combina de forma sutil o melhor das tradições brasileiras da música popular com a elegância da escrita erudita. Verocai é um dos artistas cults mais valorizados do país e realizar a estreia mundial de uma obra sua, valoriza ainda mais o trabalho da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
A violonista Maria Haro, apesar de uruguaia, se tornou uma especialista em música brasileira. Naturalizada brasileira, aqui se formou musicista, com bacharelado em música pela Uni Rio, onde estudou com Turíbio Santos e Mestrado em Música na UFRJ, com a tese “Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro”. Em recente declaração Turíbio Santos afirmou “Maria Haro é brilhante concertista, de rica personalidade artística e musicista de primeira linha”.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e a interiorização da música erudita no Estado do Rio de Janeiro
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há dez anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:

Concerto Música Brasileira é Tudo de Bom
Data: 13 de setembro (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Igreja Matriz
Regência: Maestro Vantoil de Souza
Solista: Maria Haro, violão
Programa:
Concerto para Orquestra, José Siqueira
Concerto para Violão “Os Campos”, Artur Verocai
Bachianas nº2, Villa Lobos


Comentários