Image
16 fevereiro, 2016
Comentários

Músico do Volta Redonda Cidade da Música conquista 1º lugar em vestibular da Unirio

Contrabaixista começou aos 11 anos no projeto da Secretaria Municipal de Educação e atualmente participa da Orquestra de Cordas da cidade

O Projeto Volta Redonda Cidade da Música segue revelando talentos que encantam o mundo musical. O mais recente é o contrabaixista da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Daniel Diniz Magalhãs, de 26 anos, que passou em 1º lugar geral para o curso de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A maestrina Sarah Higino, que coordena o projeto ao lado do maestro Nicolau Martins de Oliveira – fundador do Volta Redonda, Cidade da Música - disse que Daniel é um dos tantos jovens que despontam através da Cidade da Música.
“Ficamos muito orgulhosos. Entre todas as habilidades musicais que o curso oferece, ele se destacou e mostrou como o projeto Volta Redonda Cidade da Música é importante para os jovens da rede pública”, afirmou.
Para entrar na universidade e conquistar a única vaga para o curso de Contrabaixo, Daniel explicou que realizou duas etapas: o Teste de Habilidade Específica (THE), no qual tirou pontuação máxima, e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por trás dessa vitória, o músico cita uma trajetória de dedicação.
“Ninguém na minha família era músico e aos 11 anos, quando eu cursava a antiga 5ª série (6º ano do Ensino Fundamental) no Colégio Getúlio Vargas, professores me convidaram para participar do projeto Volta Redonda Cidade da Música. No primeiro ano, comecei a aprender a tocar violoncelo e no ano seguinte, mudei para o contrabaixo. Quando iniciei o Ensino Médio, me tornei monitor do projeto e com a conclusão dos estudos, passei a ser auxiliar. Atualmente, dou aulas de contrabaixo, além de fazer parte da orquestra de cordas”.
Além de Daniel, Gleidson Henrique Costa Leite e David Conceição Ponte, que também fazem parte do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, passaram no vestibular da Unirio, ambos para o curso de Licenciatura em Música.
PROJETO – O Projeto Volta Redonda Cidade da Música é desenvolvido em Volta Redonda pelo seu idealizador, professor Nicolau Martins de Oliveira, com alunos das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Teve início em 1974 e é mantido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, atendendo a mais de 4,5 mil alunos da rede pública de Ensino.

Comentários