Músico do Volta Redonda Cidade da Música conquista 1º lugar em vestibular da Unirio
Contrabaixista começou aos 11 anos no projeto da Secretaria Municipal de Educação e atualmente participa da Orquestra de Cordas da cidade
O Projeto Volta Redonda Cidade da Música segue revelando talentos que encantam o mundo musical. O mais recente é o contrabaixista da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Daniel Diniz Magalhãs, de 26 anos, que passou em 1º lugar geral para o curso de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). A maestrina Sarah Higino, que coordena o projeto ao lado do maestro Nicolau Martins de Oliveira – fundador do Volta Redonda, Cidade da Música - disse que Daniel é um dos tantos jovens que despontam através da Cidade da Música.
“Ficamos muito orgulhosos. Entre todas as habilidades musicais que o curso oferece, ele se destacou e mostrou como o projeto Volta Redonda Cidade da Música é importante para os jovens da rede pública”, afirmou.
Para entrar na universidade e conquistar a única vaga para o curso de Contrabaixo, Daniel explicou que realizou duas etapas: o Teste de Habilidade Específica (THE), no qual tirou pontuação máxima, e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por trás dessa vitória, o músico cita uma trajetória de dedicação.
“Ninguém na minha família era músico e aos 11 anos, quando eu cursava a antiga 5ª série (6º ano do Ensino Fundamental) no Colégio Getúlio Vargas, professores me convidaram para participar do projeto Volta Redonda Cidade da Música. No primeiro ano, comecei a aprender a tocar violoncelo e no ano seguinte, mudei para o contrabaixo. Quando iniciei o Ensino Médio, me tornei monitor do projeto e com a conclusão dos estudos, passei a ser auxiliar. Atualmente, dou aulas de contrabaixo, além de fazer parte da orquestra de cordas”.
Além de Daniel, Gleidson Henrique Costa Leite e David Conceição Ponte, que também fazem parte do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, passaram no vestibular da Unirio, ambos para o curso de Licenciatura em Música.
PROJETO – O Projeto Volta Redonda Cidade da Música é desenvolvido em Volta Redonda pelo seu idealizador, professor Nicolau Martins de Oliveira, com alunos das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Teve início em 1974 e é mantido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, atendendo a mais de 4,5 mil alunos da rede pública de Ensino.
Comentários