Image
05 junho, 2019
Comentários

No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura de Barra Mansa faz mutirão no Parque Centenário

Devido aos serviços, local está fechado à visitação pública. Reabertura está prevista para a próxima sexta-feira, dia 7

A Secretaria de Manutenção Urbana de Barra Mansa, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Subprefeitura da Região Leste, iniciou nesta quarta-feira (05), o mutirão de limpeza e manutenção no Parque Centenário, popularmente conhecido como Parque da Preguiça. Durante a execução dos serviços a área ficará fechada a visitação pública. A previsão é de que já na próxima sexta-feira (7), o local seja reaberto. O prefeito Rodrigo Drable esteve no local e conferiu os serviços em andamento.



O secretário de Manutenção Urbana, César Carvalho, disse que entre os serviços programados estão a limpeza das sarjetas, bueiros, globos de iluminação, coxinho dos pássaros e outros animais, recuperação dos pórticos de entrada e arandelas, podas de árvores com a retirada de galhos, folhas e resíduos, desratização, reparos nos postes e no sistema de iluminação do parque, substituição das lixeiras e reparos no piso, com a realização de fresagem e retirada de lodo.



- A recuperação do piso do Parque, por ser tratar de um trabalho mais extenso, deve ser prolongada durante a próxima semana. Também estamos realizando o levantamento de dados para refazer o sistema de iluminação elétrica do local em sua totalidade e, preparando o processo de licitação para contratar o serviço - detalhou César.



O subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, está auxiliando a coordenação das equipes do mutirão. “Aproximadamente 20 servidores públicos estão atuando no mutirão, ação de fundamental importância para a preservação do Parque Centenário”, disse.



Parque Centenário torna o ar de Barra Mansa mais limpo, diz secretário de Meio Ambiente



Na opinião do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o Parque Centenário, localizado no Centro da cidade, faz uma grande diferença quando o assunto é preservação ambiental. “As árvores centenárias ajudam na produção de água e com certeza, tornam o ar mais limpo. Tem ainda os pássaros e outras aves que se alimentam dos frutos arbóreos, atuando como agentes polinizadores e dispersores das sementes na natureza. Na selva de pedra que se tornou a área urbana ter um Parque como esse favorece a qualidade do ar que respiramos. É possível perceber a diferença do clima logo ao entrar na área”, explicou.



O Parque Centenário foi criado na década de 1870, pelo engenheiro e paisagista francês Auguste François Marie Glaziou. A unidade, em 1991, foi reorganizada pelo paisagista Burle Marx. Com nove mil metros quadrados, o local conta com diversas espécies de árvores, entre elas as palmeiras imperiais, figueiras da índia e canforeira do Ceilão, além de um lago, ponte chinesa, monumentos e um coreto.

Comentários