04 fevereiro, 2016
Comentários

“O Futuro da Minha Cidade” realiza II Fórum em Volta Redonda

Na noite da última segunda-feira, dia 01, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e o Sinduscon-SF (Sindicato das empresas da Construção Civil do Sul Fluminense) reuniram no auditório da FIRJAN, no bairro Laranjal, 39 representantes de entidades para o segundo fórum do projeto “O Futuro da Minha Cidade Volta Redonda”.
Dentre os presentes estavam representantes das lojas maçonicas, Rotary Clube, Lions Clube, Sindicato dos trabalhadores da Construção Civil, Clube Palmares, Clube Laranjal, Fudação CSN, Clube dos Funcionários da CSN e UBM (Centro Universitário de Barra Mansa, além de empresas como: a Clinica Cardiológica Cordis, Solubase engenharia, Portal da Saudade entre outras.
Durante o evento o presidente do Sinduscon-SF, Mauro Campos, explicou que o objetivo do projeto, lançado em Volta Redonda em outubro de 2015, é mobilizar a sociedade local para ser protagonista na gestão da cidade, criando soluções para a sustentabilidade urbana. O “O Futuro da Minha Cidade” propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos.
“Na cidade temos diversas representatividades, diversos elementos, todos produzindo o seu melhor, porém cada um para o seu lado. Nossa proposta é juntar essas ações de todas estas representatividades e remar todos numa mesma direção. Imagine a força que vamos criar; a força que a cidade ganhará com a união de todos”, disse Mauro, acrescentando que o projeto é um instrumento de formalização para trabalhar o desenvolvimento e o planejamento visando transformar Volta Redonda numa cidade ideal para se viver, não apenas para se morar.
Ao final do evento o microfone foi aberto ao público para manifestarem suas sugestões e opiniões sobre o projeto.
- O projeto é interessante para mobilizar a sociedade e trazer projetos que vão servir para a cidade para daqui a 20 ou 40 anos quem sabe? Quero envolver mais pessoas da UBM e de outras instituições a qual participo neste projeto. Recomendo a todos participarem – disse Elcio Cardoso, Coordenador do Curso de Engenharia do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).
-É louvável essa iniciativa de mover as pessoas para o caminho da discussão, do debate e de criar ideias para o futuro. O projeto é muito interessante, tem tudo para dar certo e tem todo meu apoio – opinou Evandro Ruy da Costa Lima, presidente do Clube dos Funcionários da CSN.
Em novo encontro marcado para dia 10 de março, o projeto terá continuidade com a mobilização das instituições que assumiram o compromisso de implementar o projeto na cidade durante os fóruns de sensibilização. Já está confirmada a presença do ex-prefeito de Maringá-PR e representante da CBIC na implantação do projeto nas cidades do país, Silvio Barros.
“O Futuro da Minha Cidade” é baseado na experiência bem sucedida da cidade de Maringá-PR, por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODEM), que tem como finalidade propor e executar política de desenvolvimento econômico, social e planejamento urbano.
Além da cidade de Maringá-PA, que se tornou referência em todo o país na prática da gestão urbana, o projeto já foi adotado em Joinville-SC, São Gonçalo do Amarante-CE, Goiânia-GO, Cascavel-PR, Porto Velho-RO, Uberlândia-MG e Teresina-PI. Sendo que Volta Redonda é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro a receber este projeto de repercussão nacional.

Comentários