17 janeiro, 2012
Comentários

O que nos faz pensar o que pensamos?

"

Antes de respondermos a esta pergunta, é importante fazermos uma distinção entre o que vamos aqui chamar de pensamento planejado, e o pensamento automático.

""

Refiro-me ao pensamento planejado como aquele cujo conteúdo nós deliberadamente definimos, como por exemplo quando resolvemos tratar das questões ligadas às despesas domésticas do próximo mês; ou quando nos propomos a refletir sobre o conteúdo de um livro que acabamos de ler; ou ainda, quando nos colocamos a planejar o roteiro de uma viagem que decidimos fazer nas férias.

Existe nesse tipo de pensamento, uma intenção consciente de explorarmos determinado tema. Agora, quando falamos de pensamentos automáticos, estamos nos referindo aos pensamentos que nos ocorrem sem uma intenção consciente, ou em outras palavras, nos referimos aos pensamentos que nos ocorrem involuntariamente. Os pensamentos automáticos acontecem, entretanto, a partir de estímulos externos. Uma situação que vivenciamos e que percebemos através dos nossos sentidos, inevitavelmente, produzirá pensamentos e, muitas vezes, pensamentos automáticos, que podem ter um caráter positivo, neutro ou negativo, dependendo da emoção que ele produza. Então, a emoção produzida pelo pensamento é que o caracteriza como, positivo, neutro ou negativo. Importa-nos entretanto saber, aqui nessa nossa reflexão, que pensamentos negativos são aqueles que nos trazem emoções tais como a raiva, a tristeza e a ansiedade, mas que carecem de uma base lógica, como por exemplo, quando ficamos com raiva pela chuva que nos pegou no dia em que programamos ir à praia, achando que ela ocorreu só para estragar o nosso lazer; ou quando ficamos tristes pelo simples fato de um colega de trabalho não ter respondido ao nosso aceno a uma certa distância. Nós nos achamos dessa forma, uma pessoa desprezível porque não fomos correspondidos em nosso gesto. Quando falamos que não há base lógica, é por não haver uma relação comprovada entre a situação ocorrida e a emoção a ela relacionada. Por que então essas emoções aconteceram? Porque a interpretação que demos à situação é que determinaram nossas emoções. Isto colocado, podemos registrar duas afirmações:

1º) não são os acontecimentos por si só que determinam as nossas emoções, mas a maneira como interpretamos os acontecimentos que vivenciamos;

2º) sendo a primeira afirmação verdadeira, isso significa que a maneira como nos sentimos depende sempre da maneira como pensamos sobre as situações que vivenciamos;

Encerrando nossa reflexão, fica a seguinte questão, que estaremos abordando na próxima publicação: por que então temos pensamentos negativos? Por que eles acontecem?

Um grande abraço.

 

"

Comentários