Image
20 fevereiro, 2019
Comentários

Oficina da AAP-VR sobre autoestima e bem-estar atrai grande público

Autoestima, autoconfiança, autoconhecimento, auto respeito e amor próprio. Essas definições guiaram a oficina realizada no Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, na tarde do dia 19. A oficina sobre autoestima e bem-estar, mediada pela psicóloga Selma Elisa, serviu como um motivador para aqueles que não andam muito bem consigo mesmos.  
Com a expectativa de vida chegando aos 75 anos, em nossa região, todos querem saber o segredo para a longevidade e isso se deve a vários fatores: a medicina, que está evoluindo cada vez mais; os hábitos saudáveis, já que hoje está muito mais fácil encontrar alternativas de produtos naturais; e, claro, a saúde mental, onde o psicológico é o guia de todas as nossas emoções e sentimentos.
“Mas, para estar com tudo isso em dia, devemos fortalecer sempre a nossa autoestima e nosso bem-estar. Esses são os nossos melhores remédios e, garantimos, são bem mais saudáveis e mais motivadores para todos. Se não trabalhada, a autoestima pode desenvolver dificuldades de relacionamentos, culpa e isolamento, podendo assim acarretar em uma depressão”, afirma Selma Elisa.
A psicóloga disse, ainda, que a autoestima é construída desde a infância e que a família pode ajudar os idosos, apoiando e estimulando a sua independência, para que ele possa continuar realizando as suas atividades diárias, como ir ao supermercado ou ao banco. Essa motivação auxilia no fortalecimento da autoestima e faz com que eles não se sintam inúteis dentro de sua própria casa.
Carmem Lúcia, aposentada e associada da AAP-VR, contou como faz para lidar com sua autoestima.
“Eu aprendi a me amar em primeiro lugar, acho que o amor tem que estar junto a você em todas as fases da sua vida, ainda mais para superar problemas. E mais, realizo exercícios, estudo, vejo minha TV e continuo vivendo. E sem desanimar nunca! “

Comentários