Image
16 maio, 2025
Comentários

Olimpíadas Viva Melhor reúnem a terceira idade em provas de atletismo em VR

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda promoveu na manhã desta sexta-feira (16), na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac, as primeiras provas das Olimpíadas Viva Melhor, que contam com a participação de integrantes da Melhor Idade. Reunindo um público animado, este primeiro dia contou com provas de atletismo e novas categorias.



Participaram pessoas com mais de 60 anos, disputando nas categorias divididas entre 60+, 70+ e 80+, tanto masculino quanto feminino. Nesta sexta-feira, as olimpíadas contaram com provas de corrida de 50 metros; revezamento 4x50m; arremesso de peso e lançamento de pelota.



“Já havia participado nas primeiras olimpíadas em quatro modalidades. Fiquei em segundo na natação, primeiro em tênis de mesa, segundo em peteca. E hoje está sendo maravilhoso, mais uma vitória! Estou muito orgulhosa de mim mesma, e do programa que incentiva a Melhor Idade a participar desses eventos”, contou Nilda Barald Gomes, 69 anos, moradora do bairro São Luiz e medalhista em primeiro lugar na corrida de 50 metros.



“Eu participei de atletismo quando estava no quartel em 1982, depois não mexi com isso mais. Hoje foi uma alegria muito grande ter participado. Quando fiquei sabendo da competição, eu falei: ‘quero participar’. Então foi muito bom, muito emocionante, estou feliz por ter ganhado essa primeira bateria. Obrigado por tudo”, disse Edson Chiconeli Beloni, 63 anos, morador do Retiro.



O subsecretário de Esporte e Lazer, Daniel Alves, destacou que o evento visa alcançar tanto os atuais participantes dos projetos da Smel para a Melhor Idade quanto aqueles que ainda não estão integrados às atividades da prefeitura para esse público.



“É mais uma opção para quem ainda não está matriculado nos programas da Smel, e uma oportunidade diferente para aquele aluno que já faz conosco a ginástica, a musculação, hidroginástica, yoga, pilates, por exemplo. Queremos trazer esse público para esses eventos e ampliar o número de idosos atendidos, proporcionando mais saúde para eles”, frisou Daniel.



Novo programa



A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, explicou a implementação de novas categorias para o público da terceira idade, ofertando atividades para a saúde e competitivas – tudo parte da reestruturação do programa “Viva a Melhor Idade”, que passa a se chamar “Viva Melhor”, com validade para as atividades que serão desenvolvidas nos próximos anos.



“A ideia é criar ações mais específicas por faixa etária, ainda dentro da Melhor Idade. Entendemos que a pessoa acima de 60 anos tem vivido mais, a expectativa de vida é maior, estão ativas por mais tempo. Temos muitos alunos com mais de 60 anos dentro dos programas que ainda trabalham, ainda estão em uma idade produtiva. Então pensamos não só na importância da ginástica para condicionamento físico aplicada à Melhor Idade, mas também atividades competitivas, porque muitos deles ainda são muito competitivos”, detalhou a secretária.



A próxima etapa das Olimpíadas Viva Melhor acontece no dia 30 deste mês, também nas mesmas categorias de faixa etária, com a Melhor Idade participando de queimada nos ginásios da cidade.



“A gente ainda pretende fazer um voleibol especial com a Melhor Idade, a natação também e, talvez, um futebol society”, acrescenta a secretária.

Comentários