Image
08 agosto, 2025
Comentários

Ordem Pública de VR lança segunda etapa do projeto Guarda Mirim com foco na inclusão social

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) deu início, nesta sexta-feira (8), à segunda etapa do projeto Guarda Mirim, uma iniciativa voltada para a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e jovens de Volta Redonda. Neste segundo semestre, o programa atenderá crianças assistidas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Açude, além de associados da Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais) e da Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda). A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da Semop, na Ilha São João, e contou com a presença do secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique; da secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a “Branca”; dos comandantes da Guarda Municipal e do 28º Batalhão de Polícia Militar, Silvano de Paula e Coronel Moisés Sardemberg, respectivamente; do delegado adjunto da 93ª DP, José Carlos Neto; do coordenador da Operação Segurança Presente em Volta Redonda, Major José Eduardo Martins Silvério; além de alunos que serão atendidos pelo projeto e seus familiares.

Formação cidadã e transformação social

O programa educacional foi criado em 2009 pelo Coronel Henrique, enquanto comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda. Com duração de três meses, o projeto busca ser uma ferramenta de transformação social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para os desafios do futuro. Durante esse período, os participantes recebem orientações sobre educação no trânsito, segurança pública e moral cívica, além de participarem de visitas guiadas em instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, o Batalhão da Polícia Militar, entre outras.

Coronel Henrique deu as boas-vindas aos alunos que irão participar do projeto e agradeceu a confiança de todos, destacando a importância de a sociedade confiar nos órgãos de segurança.

“É um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2009, e já atendemos centenas de pessoas. É um projeto transformador. Quero agradecer às instituições e aos pais por acreditarem, porque é muito importante que a sociedade confie na Segurança Pública para que possamos continuar avançando. Hoje, estamos conseguindo fazer de Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura, e os guardas mirins também têm participação nisso. É prendendo? Não, mas participando da construção de uma sociedade como cidadão de bem. E podem ter certeza: nós aprendemos muito mais com vocês do que vocês conosco”, afirmou Coronel Henrique.

A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou que a abertura do segundo semestre da Guarda Mirim é um momento especial, por proporcionar a muitas famílias a oportunidade de aprendizado.

“É um momento especial, porque ficamos muito felizes em ver o quanto a união de forças traz oportunidades para todos. Saber que vocês terão momentos de diversão e aprendizado que irão agregar a vocês e às nossas famílias do município. É uma das missões que o prefeito Neto nos dá: ampliar a cidadania para todos em Volta Redonda”, disse a secretária.

O coordenador executivo da Apadefi, Rodolfo Levenhagen, agradeceu a oportunidade e destacou a formação da turma com assistidos pela associação.

“Recebemos a notícia com muita felicidade, pois é um projeto que transmite valores e as entidades atendidas pela Guarda Mirim representam essa luta pela inclusão. Só temos a agradecer a oportunidade e a sensibilidade do Coronel Henrique”, declarou.

A presidente da Apadem, Thaís Vasconcelos, também valorizou a parceria entre a sociedade civil e o Poder Público, que, segundo ela, é um dos pilares para o avanço da inclusão em Volta Redonda.

“Sempre falo na Apadem que não queremos igualdade, queremos equidade, para que nossos assistidos e as pessoas com deficiência possam alcançar todos os espaços da sociedade. É um imenso prazer fazer parte desse momento”, afirmou.

Comentários