Image
12 fevereiro, 2025
Comentários

Ordem Pública: GMVR capacita agentes de trânsito de Volta Redonda e de Porto Real

Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) está capacitando profissionais da cidade e de Porto Real que executam atividades de fiscalização de trânsito nos municípios. O curso de atualização de agente da autoridade de trânsito é uma exigência da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), prevista pela Portaria 966/2022, para atuação dos guardas municipais.

A capacitação é coordenada pelo corregedor da GMVR, inspetor Valdo Rocha. O curso teve início nesta semana na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João, e vai até sexta-feira (14). Ao todo, 20 guardas municipais participam da atividade, que possui uma carga horária mínima de 32 horas.

“A lei de trânsito é uma lei mutante, ela modifica a todo tempo. E o agente de trânsito precisa estar se atualizando. Esse curso, por exemplo, o agente de trânsito é obrigado a fazer a cada três anos. Durante a capacitação a gente trabalha com eles em cima das alterações de legislação de trânsito, além da troca de experiências”, comentou Valdo Rocha.

O curso aborda atualizações normativas pertinentes à fiscalização de trânsito; ética profissional, cidadania e trânsito; além de técnicas de abordagem, operação, fiscalização; e integração com a engenharia de tráfego.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da capacitação aos agentes de Volta Redonda e valorizou a oportunidade da troca de experiências entre os profissionais.

“Estamos capacitando os nossos agentes para que eles possam ser capazes de desenvolver suas atividades com excelência. Parabenizo ao corregedor Valdo e a todos da GMVR. Para nós é importante também termos essa troca de experiências, mostrar o que dá certo em Volta Redonda e absorver também o conhecimento do que é feito em outras cidades. É importante fazermos uma segurança forte, não só nos nossos municípios de origem, mas na região como um todo, para que possamos avançar juntos na segurança pública”, afirmou Coronel Henrique.

Comentários