10 agosto, 2018
Comentários

Orquestra de Cordas e solistas internacionais encantam público em VR

Apresentação lotou o Cine 9 de Abril e foi ovacionada pelo público

A apresentação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, do Projeto Cidade da Música, com os solistas internacionais do 24º Rio International Cello Encounter encantou o público nesta quinta-feira, dia 10, no Cine 9 de Abril. O concerto contou com a participação do público que ovacionou o espetáculo. A apresentação segue para a cidade do Rio de Janeiro, onde a Orquestra de Cordas do município fará uma apresentação abrindo o festival no domingo, dia 12 de agosto, na Igreja da Candelária.

A moradora de Volta Redonda, Roselia Pereira, saiu emocionada da apresentação. “Achei tudo muito lindo. Fiquei emocionada com as canções que a orquestra apresentou. Nunca tinha visto uma opera e fiquei surpresa também com a voz da cantora e de sua elegância. Pra mim foi o melhor espetáculo”, disse.

O concerto apresentou canções desde o barroco até os tempos atuais e Villa Lobos. Homenageando também os 340 anos de nascimento do compositor Antonio Vivaldi.

A apresentação contou com os solistas: violoncelista e idealizador do festival David Chew; o violinista Haroutune Bedelian; a pianista Lorna Griffitt; a soprano brasileira-cubana, Angélica de la Riva; o violoncelista, Marnix Mohring; o violinista, David Johnson; compositor e violinista, David Ashbridge; e o saxofonista e compositor, Blas Rivera.

De acordo com Waldyr Bedê, diretor presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE), esse contato com profissionais internacionais é um enriquecimento para o aluno. "Para os alunos do projeto é um momento importante, pois consolida todo o trabalho desenvolvido com carinho, amor, competência. O encontro com os mestres internacionais da música vem enriquecer os ensinamentos que são ministrados pelo maestro Nicolau, José Sérgio, pela Maestrina Sarah Higino e os professores do projeto. É mais um evento de relevância educacional, social apoiado pelo governo Samuca Silva, que sempre nos orienta a ampliar as oportunidades", disse.

Além da bela apresentação de opera da solista cubana Angelica de La Riva, o público ficou emocionado com o casal de bailarinos Lissiana Shilik e Rafael Mendes que dançaram um tango de Astor Piazzola.
O idealizado do Rio International Cello Encounter, David Crew, parabenizo o projeto e falou de sua importância. “Tocar com esses alunos é sempre muito bom e importante, pois eles são o futuro da música. Homenageamos também neste espetáculo o José Abreu, venezuelano que criou um projeto de educação musical público gratuito, voltado a crianças e jovens de todas as camadas sociais. A canção ‘In memorian Jose Abreu’, foi feita por David Asbridge. O projeto de Volta Redonda é maravilhoso e pra mim um dos mais importantes do mundo”, disse.

A maestrina Sarah Higino falou da importância da participação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda no Rio Cello Encounter. “É um reconhecimento de um trabalho sério de educação musical, cultural e social. Esse evento é um encontro de gerações de músicos, o que é muito enriquecedor para os integrantes do projeto Volta Redonda Cidade da Música”, afirmou.

Comentários