Orquestra Sinfônica: de Barra Mansa para o mundo
O empresário Alexandre Martins, presidente da Associação da OSBM, vem realizando diversas ações que elevam a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e o Projeto Música nas Escolas para o Brasil e outros países
Sócio de uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, a AM4, que tem a matriz em Barra Mansa, assumiu este ano um novo e grande desafio. Aceitou o convite para ser o novo presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que nasceu em 2003 para modernizar um programa de desenvolvimento musical, voltado para os alunos da rede municipal de ensino. O projeto deu tão certo, que hoje é referência no país inteiro.
Segundo Alexandre, a Orquestra Sinfônica e o Projeto Música nas Escolas representam o orgulho da cidade. “A Orquestra e o Música nas Escolas são projetos maravilhosos e estão interligados. Precisamos aumentar a divulgação e aproximar as pessoas, levando música e cultura à população.
O empresário explicou, ainda, a amplitude deste trabalho, reconhecido nacional e internacionalmente. “Estamos trabalhando para fazer com que a Orquestra seja cada vez mais forte. Ela já é muito respeitada em outros lugares do Brasil e conta em seu histórico com apresentações em lugares reconhecidos como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Sala Cecília Meirelles. Apresentações de destaque nacional como os 50 anos da Rede Globo e também na árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A Orquestra também já se apresentou com grandes nomes da música brasileira, como Fafá de Belém, João Bosco entre outros. Pela primeira vez em mais de 30 anos desde a sua fundação, a Orquestra Petrobrás Sinfônica se apresentou em Barra Mansa. Foi um orgulho receber tamanha homenagem, junto ao secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, André Lazaroni”, completou Alexandre, falando da responsabilidade de assumir o cargo de presidente da Associação da OSBM, que antes era do empresário Vivaldo Moreira Ramos.
- O Vivaldo é uma pessoa incrível. E ter a oportunidade de dar continuidade em seu trabalho e sua brilhante diretoria é algo de muita responsabilidade e faz com que as pessoas tenham mais interesse, por ele ser uma pessoa querida e ilibada. É preciso destacar e valorizar tudo o que ele faz pela Orquestra e pelo Projeto Música nas Escolas até hoje, como por exemplo, transportar todos os instrumentos da Orquestra para as apresentações, sem nenhum custo, através de sua empresa Transporte Generoso.
Outro grande acontecimento, que envolveu a Associação da Orquestra Sinfônica, foi o I Festival Internacional de Música de Barra Mansa, realizado entre os dias 17 e 29 de julho. A proposta do Festival foi reunir alunos do Projeto Música nas Escolas, músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, estudantes de música e demais participantes de diversas instituições e de várias partes do país. Em uma integração com a comunidade local, foram realizados concertos abertos ao público, em palcos espalhados pela cidade. A programação contou, ainda, com a presença dos músicos Koh Gabriel Kameda e Arianna String Quartet, trazidos diretamente da Alemanha e Estados Unidos, respectivamente, e do maestro carioca Daniel Guedes, regente da Academia Jovem Concertante, regente associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e professor de violino da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“O Festival foi um passo muito importante. Trouxemos artistas internacionais para fazerem um intercâmbio com os nossos músicos, inclusive com oficinas práticas e apresentações. Foi uma troca de experiência incrível. Não posso deixar de exaltar o trabalho do maestro Vantoil de Souza, que foi o gênio por trás do Festival e toda equipe, bem como, diretor artístico Daniel Guedes, professores e alunos que se dedicaram para que o Festival fosse tão especial. Agradeço muito aos alunos e aos professores e também aos que colaboraram para que este grande evento saísse do papel, como o UBM, em nome de Mário Silas e Fernando Vitorino, o Colégio Verbo Divino, ao Vivaldo do Transporte Generoso e também ao apoio incondicional do prefeito Rodrigo Drable e de toda a sua equipe”, agradeceu Alexandre.
Segundo o empresário, o próximo Festival Internacional de Música já está sendo pensado: “Para 2018, teremos mais atrações. Vamos somar ao Festival de Música um evento gastronômico para movimentar o comércio e as redes hoteleira e gastronômica do município. Queremos difundir Barra Mansa e o nosso projeto, como por exemplo, os festivais que acontecem em Petrópolis e Campos do Jordão”.
Homenagem
No dia 31 de agosto, Alexandre Martins será homenageado na Câmara de Vereadores, onde receberá a medalha Zumbi dos Palmares. Esta é uma honraria concedida às pessoas, grupos ou entidades que se destacam em diversos âmbitos da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira. “Fiquei muito feliz com este convite do vereador Paulo Chuchu. Estou muito satisfeito com este reconhecimento”, concluiu Alexandre.
Comentários